Por Pedro Pereira
Embora o sonho de disputar a primeira divisão do Campeonato Gaúcho de 2025 tenha acabado para o Inter de Santa Maria, uma de suas maiores jóias reveladas nos últimos tempos vem fazendo sucesso em terras catarinenses. Dionathan dos Santos, mais conhecido como Dionathan Alemão, surgiu no Alvirrubro em 2023 e, desde agosto da temporada passada, está emprestado ao Barra, de Balneário Camboriú, que decide uma vaga na grande final do Campeonato Catarinense sub-20 neste sábado (3).
A equipe do meio-campista de 18 anos enfrenta a categoria de base do Hercílio Luz, que tem sede na cidade de Tubarão, pela partida de volta da série. A decisão será às 15h, no centro de treinamentos do “Pescador”, como é apelidado o clube do “ex-guri da Baixada”. No jogo de ida, O santa-mariense e seus colegas bateram o adversário pelo placar de 2 a 0.
O Campeonato Catarinense sub-20 teve início em março e, até o momento, Dionathan Alemão esteve presente em seis confrontos. No dia 13 de julho, o atleta entrou em campo na metade do segundo tempo e balançou as redes para confirmar a vitória por 1 a 0 sobre o Joinville. “Estou muito grato pelo que vem acontecendo, estou feliz por estar ao lado de grandes profissionais”, afirmou o jovem, que teve seu empréstimo estendido até o fim de 2024.
Oportunidade em SC
Fundado em 2013, o Barra faz parte de uma rede internacional de clubes. Além da agremiação balneocamboriuense, integram a parceria o Hoffenheim, que está na primeira divisão da Alemanha, e o Académico Viseu, que hoje disputa a segunda divisão de Portugal. O time profissional dos catarinenses conquistou, de forma invicta, os títulos dos Campeonatos Catarinenses Série C e B, em 2015 e em 2021, respectivamente, e está na elite estadual desde 2022.
A estrutura atual do Pescador, localizado no centro de Balneário Camboriú, conta com quatro campos para treinos, sendo que um deles tem a certificação da Federação Internacional de Futebol (FIFA) para gramados artificiais. Desde maio, está em construção um novo centro de treinamentos no bairro de Canhanduba, em Itajaí, mas na divisa com a cidade-sede da equipe. Dionathan Alemão, que já teve a oportunidade de visitar o novo espaço, define: “aqui é diferenciado demais, absurdo de bom”.
O jogador chegou ao Inter-SM na última temporada após acumular passagens por divisões de base de agremiações do Rio Grande do Sul e, em 2022, disputar o Campeonato Gaúcho Série B pelo PRS, de Porto Alegre. Ele também liderou o elenco sub-17 do Alvirrubro na conquista da Sèrie A2 da categoria, ainda que tenha atuado no Coração do Rio Grande apenas até as quartas de final do torneio estadual.
Márcio Nunes, que esteve à frente da casamata profissional do clube de Santa Maria por alguns meses em 2023, foi o responsável por lançar o jovem meio-campista aos jogos de forma oficial e, inclusive, o indicar ao Barra. Logo que chegou, por empréstimo, Dionathan Alemão integrou a equipe que disputou a Copa Santa Catarina. Porém, entrou em campo apenas duas vezes.
Neste ano, além do Campeonato Catarinense sub-20, o santa-mariense deve voltar aos gramados pela categoria profissional para a próxima edição da da copa estadual. A ideia, ainda, é que ele dispute em janeiro a Copa São Paulo de Futebol Júnior, competição de base tradicionalmente conhecida como “Copinha”, que já contou com a participação do Inter-SM – clique aqui para ler mais. Contudo, para isso, será necessário um novo acerto contratual com a direção alvirrubra.
Longe de casa
Há uma temporada fora do Coração do Rio Grande, Dionathan Alemão não esconde a saudade: “sinto falta de Santa Maria, principalmente da minha família, que me acompanhava de perto nos jogos do Inter de Santa Maria”. O meia conta que seguiu acompanhando as partidas da equipe em que foi revelado e se surpreendeu com o resultado. “Segui acompanhando. Fiquei na torcida e na esperança do acesso, mas infelizmente não deu”, destacou.
Após dar adeus ao Campeonato Gaúcho Série A2 e, consequentemente, à vaga à elite do Rio Grande do Sul de 2025, o Alvirrubro teria a disputa da Copa FGF nos próximos meses. Entretanto, para conter os gastos e guardar os investimentos para montar um elenco competitivo de olho na próxima Divisão de Acesso, a direção optou por desistir do certame. O leitor pode conferir mais informações clicando aqui.
parabéns ao Dionathan que Deus abençoe grandemente sempre meu filho gratidão pela oportunidade nele que foi confiada obrigada a todos envolvidos.
att Claudete Carvalho.