DestaqueRegiãoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. “Pare e Siga” na RSC-287, desassoreamento no Vacacaí, começa a Expointer

Reaberta a UTI Pediátrica do HUSM e a recuperação na Avenida Liberdade

Ponte sobre o Arroio Grande: “Pare e Siga” na pedagiada RSC-287 chega a uma hora durante o dia (Foto Paulo André Dutra)

Por Paulo André Dutra

* Sessenta minutos. Este foi o tempo de espera de um veículo de passeio, próximo ao meio-dia, para cruzar a ponte da RSC-287 sobre o Arroio Grande nesta sexta-feira (23).

* Não surpreende o movimento de lideranças políticas, e também do Ministério Público, para que a Rota de Santa Maria tenhas soluções para o problema que se arrasta desde a queda da estrutura, em maio.

* O assoreamento dos rios e sangas é uma preocupação constante nos municípios atingidos pelas enchentes de abril e maio.

* Mais rasos, chuvas de menor intensidade podem causar enxurradas. Lixo e material como pedras e árvores se acumularam nas margens.

Escavadeira hidráulica faz desassoreamento no Arroio Vacacaí-Mirim (Foto João Vilnei/Prefeitura)

* Em Santa Maria, a Prefeitura faz o desassoreamento em trecho do Arroio Vacacaí-Mirim, entre a Vila Favarin e o loteamento Estação dos Ventos (Km 3).

* Segundo o secretário de Infraestrutura, Wagner da Rosa, a desobstrução do canal visa prevenir problemas aos moradores da região.

* O trabalho segue por mais algumas semanas, até a completa limpeza das margens.

* Também em execução pela pasta, a Avenida Liberdade passa por reparos no pavimento asfáltico entre as ruas Venâncio Aires e Aristides Lobo.

* Bloqueios temporários vêm acontecendo em trechos da avenida, conforme os serviços avançam.

Investidos R$ 165 mil na revitalização da UTI Pediátrica do HUSM (Foto Ebserh/Divulgação)

* Reaberta, nesta quinta-feira (22), a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Universitário. Com isso, a UTI está novamente em pleno funcionamento, com 10 leitos.

* A unidade havia sido afetada pelas chuvas em maio, com infiltrações e desabamentos no teto. Leitos precisaram ser transferidos no período para a realização dos reparos.

* Entre maio e agosto, foram executadas melhorias na estrutura da unidade, como a impermeabilização do telhado, a restauração do forro de gesso e a pintura das paredes.

* Às 8 horas deste sábado (24), os portões da Expointer serão abertos ao público. Um ato, com a presença de autoridades e copromotores, será realizado no Portão 2 do Parque de Exposições Assis Brasil.

* Em seguida, haverá um café de cambona e apresentações junto ao palco, ao lado das esferas.

* Mais de 500 eventos estão previstos para os nove dias de feira. Aqui, um compilado das principais atrações.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Assoreamento. Foi comentado no site na epoca do El Niño: ‘aproveitar que esta tudo seco e desassorear porque o custo é só hora de maquina’. Teria diminuido o impacto da enchente. Como diria Bento Carneiro, “Não creu ni eu, se finou-se”. Votam nuns nós cegos e querem gestão. Alas, no Guaiba tinha gente minerando areia ilegalmente. PF e MPF bateram em cima. Tudo certo, mas não dá para dizer que não sabiam que o assoreamento era pequeno e obviamente iria aumentar.

  2. RSC-287 é a choradeira de sempre. Querem que dupliquem de hoje para amanha, de preferencia trabalhando numa hora em que os chorões (e choronas) não tenham que utilizar a rodovia. E, obvio, terceiros tem que pagar a conta. Concessionaria vai ‘dar solução’? Sem problema, quem vai pagar a conta é quem usa. Existe um negocio chamado ‘equilibrio economico-financeiro’. ‘Autoridades’ são uns zeros a esquerda, fazem barulho para ganhar popularidade (não são elas que pagarão a conta) e o MP ‘só vai na boa’. Na hora que estavam fazendo a licitação, antes de assinar o contrato, queriam ‘obras de duplicação nas duas pontas’ e ‘incluir a Faixa Nova’. Resumo é que tem que levar na cabeça mesmo que não aprendam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo