LUNETA ELETRÔNICA. Pimenta e Leite juntos na Expointer, recuperação do asfalto na Venâncio Aires
Investimento na captação de água e recursos públicos para hospital de Agudo
Por Paulo André Dutra
* Exaltando a força da agricultura e da pecuária e a resiliência do Rio Grande do Sul frente à catástrofe climática, foi aberta oficialmente a 47ª Expointer na manhã desta sexta-feira (30).
* Em reconhecimento aos que trabalharam nos momentos críticos da enchente, membros da Defesa Civil e da Brigada Militar, agentes de saúde e voluntários das forças de segurança e da sociedade civil desfilaram pela Pista Central do parque.
* O desfile foi aberto pelo cavalo Caramelo, cujo resgate durante a calamidade causou grande comoção.
* Além das inúmeras demonstrações cívicas, alinhadas com a temática de reconstrução e retomada, o desfile de campões foi o ponto alto do evento.
* Além da Embutidos Fioresi, de Tupanciretã, o segundo melhor salame do tipo italiano, outra agroindústria da região figurou nos premiados do 12º Concurso da Agricultura Familiar da Expointer.
* Trata-se do Mel Schuller, de Agudo, escolhido como segundo melhor mel. Confira a relação dos vencedores.
* Aproximadamente 3 km da Rua Venâncio Aires passam por recuperação da camada asfáltica, entre as avenidas Borges de Medeiros e Maestro Roberto Barbosa Ribas.
* Investimento: R$ 3 milhões em recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa II) e do Pró-Saneamento.
* O trecho está dividido em dois blocos, referentes a diferentes tipos de revestimento asfáltico utilizados, sendo a Rua Caldas Júnior o limite entre eles. Cada um será executado por uma empresa.
* Antes, está sendo realizada uma canalização na Rua Mário Druck, a fim de corrigir um escoamento a céu aberto no local.
* Um reforço na subestação de energia elétrica da captação de água no Rio Ibicuí, realizado pela Corsan, deve reduzir o risco de desabastecimento na cidade.
* Com a ampliação de 500 quilovoltamperes (kva) para 750 kva, o sistema passa a possibilitar o funcionamento das três bombas existentes no local para levar água até a estação de tratamento.
* Duas delas são anfíbias e foram instaladas após a enchente de maio. A terceira tinha ficado fora de operação após o rompimento.
* Com três bombas, o abastecimento não seria afetado mesmo que a captação na Barragem do DNOS parasse de funcionar, garante a companhia.
* Convênio assinado entre a Secretaria Estadual de Saúde e o Hospital Agudo viabilizará a compra de equipamentos para o bloco cirúrgico.
* Com o repasse de R$ 600 mil, a instituição deve adquirir um arco cirúrgico, um bisturi elétrico, um aparelho de anestesia, uma maca de transferência e um endoscópio rígido.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.