LUNETA ELETRÔNICA. Segurança Pública e os seus (bons) números, um roteiro pelo patrimônio histórico
Mês da Cultura, limpeza da cidade, inauguração de quadra em escola rural...
Por Paulo André Dutra
* “Pensar a cidade para as pessoas passa pela valorização do patrimônio histórico e cultural representado pelas edificações que contam a história e guardam a memória da cidade”.
* É o que destaca a titular da Secretaria de Cultura, Rose Carneiro, sobre a realização da Rota das Casas Tombadas, neste sábado (17), a partir das 9 horas. Promoção da Secretaria de Cultura e do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (COMPHIC),
* A atividade integra a programação do Mês da Cultura 2024 e o tour ocorre por vias do Centro da cidade.
* Apesar de gratuita, a atividade tem vagas limitadas. A inscrição pode ser feita aqui.
* Também neste sábado, pelo Mês da Cultura, ocorre a palestra em comemoração aos 200 anos da imigração alemã no Brasil “A obra do arquiteto alemão Theodor Wiedersphan em Santa Maria”. A atividade será no Arquivo Histórico Municipal com o arquiteto Luiz Gonzaga Binato de Almeida, a partir das 15 horas.
* Nesta sexta-feira (16), a Prefeitura entrega a nova quadra poliesportiva da EMEF Bernardino Fernandes (Distrito de Pains). O ato será às 10 horas.
* Locais em que equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos realizam limpeza de áreas verdes, vias e canteiros: Rua Isidoro Grassi (Medianeira), Residencial Lopes (Pinheiro Machado), Parque Jockey Clube (Juscelino Kubitschek); avenidas Dores e Borges de Medeiros; viaduto da Rua Silva Jardim (centro).
* O canal para pedidos de serviços de infraestrutura na cidade sob a responsabilidade da Prefeitura é o telefone (55) 3174-1566, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h e das 13h às 16h30min.
* O Rio Grande do Sul teve uma queda de 37,6% no número de homicídios em julho na comparação com o mesmo mês de 2023, segundo dados do Observatório de Segurança Pública.
* São 68 vítimas, o menor número da história. Em 2023 foram 109 casos.
* Também no comparativo do mês, os feminicídios caíram de nove para seis.
* Latrocínios aumentaram de um para quatro. Dois deles tem relação com Santa Maria, no episódio que vitimou dois professores da UFSM em Mato Castelhano.
* Outros números: roubo a pedestre com redução de 52%. Roubos de veículos diminuíram 43%. Casos de roubos a motoristas e passageiros em transporte coletivo caiu 72%. No comércio, os roubos e furtos reduziram 28%. No campo, o abigeato tem 30% casos registrados.
‘No campo, o abigeato tem 30% casos registrados.’ Revisão de texto é coisa da Globo.