Por Claudemir Pereira (com Foto de TV Câmara / Reprodução) / Editor do Site
– O tema é o segundo debate entre os candidatos à Prefeitura de Santa Maria, realizado a partir das 9 da noite de sexta-feira, produzido e transmitido pela TV Câmara (foto acima).
– Para começar, a parte boa: menos presos no figurino, os prefeituráveis se soltaram mais e fizeram um confronto bem mais agitado e animado que na semana anterior, no Grupo Diário.
– Dito isto, é necessário que organizadores dos próximos eventos achem fórmula menos cansativa para todos: candidatos, produtores e o público. Afinal, quase quatro horas é um pouco demais.
– É possível (e provável) que o número de concorrentes, sete, não colabore. Mas o fato é que, a partir de determinado momento, só mesmo os muuuito interessados seguiram assistindo. Enfim, algo a resolver.
– Mas, se na semana anterior, o candidato petista, Valdeci Oliveira, foi poupado pelos protagonistas, desta vez, mesmo que para marcar posição, foi inquirido pelos candidatos do lado destro.
– Tido como favorito para chegar ao segundo turno, foi fustigado, mesmo que de leve, por Giuseppe Riesgo (Novo/MDB) e Roberta Leitão (PL/Podemos).
– Longe, o mais experiente de todos os participantes do debate, o representante do consórcio Federação Brasil da Esperança/União Brasil, conseguiu se esquivar bem. Mas não passou listo, desta vez.
– De todo modo, de novo, ficou claro que Riesgo e Roberta vão mesmo pra cima é de Rodrigo Decimo. Passam todos a impressão que só há lugar para um deles no segundo turno.
– Essa é a razão por que, inclusive pelo poderio da articulação que construiu, com cinco partidos e maior tempo no trololó eletrônico, Decimo é o alvo principal dos direitistas.
– Talvez pego desprevenido na primeira vez, agora não. O tucano tinha respostas prontas aos questionamentos e se saiu melhor, inclusive obtendo alguns reptos interessantes contra os rivais.
– Palpite claudemiriano: pesquisas internas apontaram risco de a disputa ter final antecipado. Daí por que os dardos encaminhados a Valdeci. A conferir quando números confiáveis ficarem públicos.
– Além de levantamentos registrados na Justiça, o trololó eletrônico pode fazer (e talvez faça) diferença em algum momento da curta campanha.
– A propósito, conforme dados divulgados sexta, já se sabe qual o tempo de cada candidato no horário eleitoral de rádio e televisão.
– Simplificadamente, em cada bloco de 10 minutos (e sem contar as inserções avulsas), Decimo terá 3 minutos e 1 segundo. O segundo, com 2 minutos e 38 segundos, é Valdeci.
– Roberta contará com 2 minutos e 14 segundos e Riesgo terá 1 minuto e 1 segundo. Os outros três terão tempo residual: Burmann, 26 segundos, Alídio, 23 segundos, e Moacir, 13 segundos.
– O trololó eletrônico começa na próxima sexta, dia 30, em dois blocos para cada veículo. No rádio, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10, e na televisão das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.
– Para fechar, uma do Progressistas. Um passarinho falante contou ao colunista que, nos próximos dias, uma informação estadual do partido vai impactar fortemente o PP santa-mariense.
– Se fosse no futebol, poderia se especular acerca de uma grande contratação ou venda de atleta. Mas, na política, o que será que esse passarinho quis dizer. Hein? Sem esquentar a mufa, melhor esperar.
O melhor é que Roberta Leitão concorrendo à Prefeitura não nos incomodará mais na Câmara de Vereadores. Gostei pela ordem do Burmann.
Teatro de má qualidade que pouca gente assiste. Mais do mesmo.