Por Pedro Pereira / com informações do programa Viva Ubuntu
Até o dia 31 de agosto, escolas das redes pública e particular de Santa Maria, que oferecem o 3º ano do Ensino Médio, podem demonstrar interesse em fazer parte do projeto Viva Ubuntu Inspiração. A iniciativa visa impactar estudantes através da trajetória de pessoas que, conforme consta no formulário de inscrição – que o leitor pode conferir clicando aqui -, “lutam e fazem de suas vidas um exemplo a ser seguido”.
A atividade é promovida pela Ulbra e pelo programa Viva Ubuntu, veiculado semanalmente na TV Santa Maria. Os participantes, inclusive, que terão suas caminhadas destacadas e exibidas, são pessoas que já foram entrevistadas em episódios do programa. Concluída a etapa de adesão das instituições, no dia 1º de setembro, vídeos com as mulheres e homens narrando suas jornadas serão disponibilizados para os alunos.
Na sequência, cada escola terá até 20 de outubro para indicar a história de um homem e a de uma mulher que, posteriormente, encontrarão com os estudantes para trocar experiências. Esta parte final acontecerá em diferentes momentos, com a duração de três horas, entre 11 e 22 de novembro, nos auditórios da Ulbra, à manhã e à noite.
Viva Ubuntu
O Viva Ubuntu é um programa de televisão pioneiro em Santa Maria, iniciado em abril de 2021, tendo evidenciado a trajetória de mais de 150 pessoas até o momento. O objetivo da iniciativa é servir de ferramenta de promoção da igualdade racial através da valorização e da oferta de visibilidade à população negra, que constrói suas histórias de vida superando desafios e conquistando seu espaço na sociedade.
O formato do projeto privilegia o diálogo aberto e produtivo, abordando de forma positiva as caminhadas de cada um, pelo exemplo inspiram e empoderam. A apresentação fica à cargo da advogada, professora universitária e afrocoaching Deborá Evangelista. Mulher negra, filha de pai negro e de mãe branca, afirma ter muito orgulho de sua origem e de seu trabalho relacionado ao empoderamento de mulheres negras em Santa Maria.
Além disso, ela é líder do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Santa Maria e integrou o Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Santa Maria até 2022. O programa Viva Ubuntu tem duração de 30 minutos e é veiculado todas as quartas-feiras, com episódios inéditos, às 22h, no YouTube e na TV Santa Maria.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.