Da Equipe Maria Cult / Assessoria de Imprensa do Evento
Arte, cultura, capacitação, economia solidária e criativa e muita música em um só lugar. Assim chega a 1ª edição do Festival Armazém em Santa Maria. O projeto, uma iniciativa da Rádio Armazém, tem o objetivo de promover e otimizar as pluralidades culturais, criativas e de empreendedorismo da cidade.
O Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, local simbólico e emblemático para Santa Maria, já que abriga a maior feira de economia solidária do mundo – a Feira Internacional do Cooperativismo (FEICOOP), será palco para o festival marcado para o dia 3 de novembro (domingo), das 10h às 22h.
Gratuito, plural e “sem chiado”, o Festival inspirado na Rádio Armazém contará com uma programação variada que inclui apresentações musicais focadas em fortalecer a cena independente local e proporcionar um palco para artistas de Santa Maria. O evento ainda terá oficinas projetadas para capacitar e estimular a criatividade dos participantes.
“A pluralidade sempre foi o cerne da Rádio Armazém, desde a escolha do nome até a concepção do festival. O evento busca unir diversas vertentes culturais e hábitos da cidade, oferecendo uma rica mistura de estilos musicais, capacitação para profissionais da área, gastronomia sustentável e feiras artesanais. Isso cria uma simbiose que complementa não apenas o lado cultural e lúdico do festival, mas também o econômico, proporcionando um fomento intelectual ao público”, comenta Edson Kah, idealizador da Rádio Armazém.
O festival contará com três oficinas especializadas abertas ao público:
- “Armazém Mentoria Artística”, ministrada por Edson Kah e o produtor Atílio Alencar. Focada na gestão de carreira artística, a oficina abordará temas como gerenciamento de mídias, produção de eventos e circulação;
- “Soluções Práticas em Cenário e Figurino”, conduzida pela cantora e artista visual Evelíny Pedroso. Nesta oficina, o público estudará estética através de leitura de imagens, e na prática a construção de figurino e cenografia através da construção 3D;
- “Autoprodução e autopromoção de artistas independentes”, com o publicitário Lucas Barbará Guillande. Na oficina, serão abordados temas relativos ao audiovisual musical brasileiro, noções de brainstorming, enquadramento e edição.
Além disso, os visitantes poderão explorar uma feira de artesanato e gastronomia que reunirá produtos e sabores locais, a fim de destacar o potencial da economia criativa e solidária da cidade. A feira contará com a participação dos coletivos Feirão Colonial, Feira Feito por Mulheres, Brique da Vila Belga, Feira Velha Roupa Colorida, Ateliê Griô e Coletivo de Brechós Pura Traça, Associação Artesãos do Coração do Rio Grande, Feiarte, Feira Juntas para Crescer, Feira Costurando Sonhos e Feira DAV.
A programação completa com detalhes sobre oficinas e artistas será divulgada em breve no perfil oficial do evento no Instagram: @festivalarmazem. O Festival Armazém é um projeto contemplado pelo Edital SEDAC/LPG nº 09/2023 – Edital de Concurso Arranjos Colaborativos e Criações Funcionais, realizado pela Rádio Armazém com a produção e gestão de Edson Kah, Erick Corrêa e Paola Matos.
Serviço:
- O que: 1ª Edição do Festival Armazém
- Data: 03 de novembro de 2024
- Local: Centro de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, Santa Maria
- Horário: 10h às 22h
- Entrada: Gratuita
Para mais informações, siga o Instagram oficial @festivalarmazem ou entre em contato com a assessoria de imprensa do 1º Festival Armazém: [email protected].
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.