Por Pedro Pereira / com informações da Agência Brasil e do site Salão Oval
Um ônibus que transportava o time de futebol americano tricampeão nacional Coritiba Crocodiles, de Curitiba, Paraná, tombou na manhã do sábado (21). O acidente aconteceu na rodovia Presidente Dutra, descida da Serra das Araras, no município de Piraí, Rio de Janeiro. Três atletas morreram e outros seis ficaram feridos. O Santa Maria Soldiers, representante da cidade na modalidade, publicou uma nota de pesar nas redes sociais.
“É com imensa tristeza que recebemos a notícia do trágico acidente envolvendo o Coritiba Crocodiles. Neste momento de profunda dor, nossas palavras parecem pequenas diante da perda irreparável que afeta não só a família e amigos, mas também toda a comunidade do Futebol Americano”. Confira a íntegra no Facebook e no Instagram.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o tombamento aconteceu por volta das 10h. Com 43 passageiros, o time paranaense viajava rumo à cidade do Rio de Janeiro para enfrentar o Flamengo Imperadores, equipe da tradicional agremiação de futebol de campo, neste sábado. A partida é válida pela fase inicial do Brasileirão D1 – primeira divisão do certame nacional alternativo à Liga Brasileira de Futebol Americano (BFA), que conta com a participação do Soldiers.
As vítimas fatais são Daniel Santos, 44 anos, Lucas Barros, 19 anos, e Lucas Padilha, 42 anos. O primeiro, natural de Curitiba, era conhecido como “Daniel Cross”, deixa a esposa e uma filha de quatro anos e estava para se aposentar do esporte. O segundo, nascido em Goiânia, Goiás, era capitão da Seleção Brasileira de Futebol Americano sub-20, tido como uma das promessas da modalidade, e morava no Paraná para jogar. O terceiro, conhecido como “Pinguim” e também curitibano, era atleta e treinador e morava em Santa Catarina até este mês, quando se mudou para reforçar o esquadrão.
Precursor na modalidade
O “Croco”, como o clube é carinhosamente chamado, é hendecacampeão estadual – de 2009 a 2015 e nas temporadas de 2018, 2022, 2023 e 2024 – e tricampeão brasileiro – com títulos em 2013, em 2014 e em 2022. A agremiação foi fundada em 2003 como “Barigui Crocodiles” e, em 2011, fechou uma parceria com o Coritiba, do futebol de campo, que segue até os dias de hoje.
O dia 25 de outubro é celebrado pela comunidade como o “Dia do Futebol Americano”. A data escolhida remete à primeira partida oficial da modalidade com o uso dos equipamentos de proteção, realizada em 2008, entre o Crocodiles contra o então Curitiba Brown Spiders – hoje somente Brown Spiders, maior rival dos coritibanos.
Soldiers e Croco já se enfrentaram seis vezes na história, entre as temporadas de 2013 e 2019. Em 2012 e em 2013, duas partidas válidas pelo extinto Campeonato Brasileiro terminaram a favor dos paranaenses. Em 2017, os times se enfrentaram duas vezes, pela Conferência Sul da Liga BFA: pela fase inicial, vitória dos santa-marienses por 31 a 21; na decisão do título regional, no Estádio Presidente Vargas, triunfo curitibano por 35 a 6. Em 2018 e em 2019, também pelo certame nacional, um resultado positivo para cada lado.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.