DestaqueEsporte

FUTEBOL. Visando formar jogadores para o mundo, clube de SM disputa o Gauchão Série A2 sub-20

PRS é a “terceira força da cidade” de acordo com o coordenador Daniel Neves

Equipe laranja, amarela e azul terá atletas da região, como também jogadores com experiência em clubes tradicionais do Brasil

Por Pedro Pereira / com fotos de IGB Fotos/Divulgação

Santa Maria tem um novo representante no cenário estadual de futebol de base. O PRS, que antes tinha sede em Porto Alegre mas agora tem a maior parte de sua operação no Coração do Rio Grande, disputa o Campeonato Gaúcho Série A2 sub-20, que começa neste fim de semana. Contudo, embora os resultados não sejam deixados de lado, o objetivo da agremiação é claro: revelar jogadores.

O clube é dirigido por Edmilson Silva, ex-jogador de futebol e primo do lendário Ronaldinho Gaúcho. Em território santa-mariense, entretanto, quem comanda as ações é o coordenador técnico Daniel Neves, que afirma: “a gente é agora a terceira força da cidade. Tem o Inter de Santa Maria, o Riograndense e o PRS”.

Da região para o mundo

Criada em dezembro de 2015, em Porto Alegre, a agremiação foi idealizada por Silva e tem como nome oficial “Players RS”. Conforme o dirigente contou ao UOL em 2022, essa denominação se deu com o objetivo de facilitar o entendimento do mercado internacional de futebol, de olho em facilitar futuros negócios. Na temporada passada, a equipe passou a trabalhar em Santa Maria.

Nos primeiros anos de existência, o PRS ainda teve uma parceria com o Garibaldi, time da cidade de mesmo nome, e disputou competições como o Campeonato Gaúcho Série B de 2017, como também diferentes competições de base. Para 2021, entretanto, o acordo chegou ao fim por opção dos garibaldenses. No momento, apenas o departamento jurídico da empresa segue na capital do Rio Grande do Sul.

Segundo o coordenador técnico, a equipe decidiu se estabilizar em Santa Maria pois viu a cidade como uma grande possibilidade de captação de atletas com cidadania italiana, em função de sua proximidade com a Quarta Colônia, visando encaminhar jovens ao futebol europeu. “A meta do clube é revelar, trabalhamos muito na formação. Queremos dar oportunidades e trabalhar forte nessa região, em cima dos atletas que tenham potencial para jogar”, disse Neves.

PRS disputa o Campeonato Gaúcho Série A2 sub-20 com o objetivo de, ao fim da competição, enviar jogadores ao futebol europeu

O PRS já formou diversos jogadores mas, até o momento, o maior destaque surgido no clube é o zagueiro Roger Ibañez, que nasceu em Canela, tem 25 anos e teve passagens pelo futebol italiano. Hoje no Al-Ahli, da Arábia Saudita, o defensor soma convocações para a divisão principal da Seleção Brasileira em 2022 e em 2023, como também para a categoria sub-23 da “Canarinho”. “O Edmilson morou muito tempo na Europa, então ele sabe o que a Europa procura”, destacou o coordenador técnico.

A disputa

O grupo que vestirá as cores laranja, amarelo e azul do PRS será composto por atletas entre 16 e 18 anos, com mais de dez integrantes com passagens por times tradicionais do Brasil, como Atlético Mineiro, de Minas Gerais, e Sport, de Pernambuco. O trio formado pelo lateral-esquerdo Beto, pelo volante Gabriel Culpo e pelo atacante Otávio Cabelo, que foi campeão pelo Inter-SM sub-17 em 2023 e esteve entre os profissionais da agremiação neste ano, também fará parte do plantel.

O Riograndense, além de emprestar jovens ao clube, cederá o Estádio dos Eucaliptos para as partidas do Campeonato Gaúcho Série A2 sub-20 de 2024. Neves conta que a equipe desenvolve a mentalidade de formação de atletas já na idealização da metodologia de trabalho para o torneio: “vamos com um elenco bem qualificado, mas o nosso principal objetivo é chegar no fim da competição, olharmos para o lado e vermos jogadores com um potencial superior”.

Beto (D), lateral campeão pelo sub-17 do Inter-SM, esteve no profissional do Alvirrubro e defenderá o PRS

O Estadual é, para o coordenador técnico, a “prova de fogo” dos integrantes do PRS, visto que diversos futebolistas que atualmente estão na Europa passaram por este mesmo caminho. “Nossa ideia é terminar o Campeonato Gaúcho e tremos uma ou duas peças que já possamos enviar direto a um clube de fora do país ou até mesmo do Brasil. Quem se destacar, vai ser direcionado”, afirmou.

No que diz respeito aos resultados no certame, Neves confia que a população de Santa Maria apoiará a agremiação na disputa. “A gente espera que a cidade ‘compre a ideia’ do PRS, até porque nenhuma outra equipe da cidade vai jogar o Campeonato Gaúcho no segundo semestre. Esperamos ter o fator local como diferencial”.

O comandante do esquadrão tricolor será Filipe Martins, treinador do projeto Aprimorar Soccer, um dos “braços” do clube agora santa-mariense, de acordo com o coordenador técnico. Um dos atletas que passou pelo “professor” é o meio-campista Gabriel Carvalho, de 17 anos, titular do Internacional, de Porto Alegre, que vem se destacando nesta temporada e, conforme a GZH, recebeu sondagens dos tradicionais times do futebol inglês Manchester City, Liverpool e Arsenal.

O PRS foi alocado na chave A, ao lado de Lajeado, Nova Prata, São Borja, Marau, Panambi e Veranópolis, todos de cidades homônimas. Na fase de grupos, cada equipe se enfrenta em turno único – ou seja, apenas uma vez -, com, ao término das rodadas iniciais, as quatro melhores colocadas garantindo a classificação às quartas de final. Os representantes do Coração do Rio Grande estreiam neste domingo (15), às 15h, diante dos pratenses, em casa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo