DestaqueEstadoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Fumaça e o ar insalubre em Santa Maria; governador ‘aquece’ viagem ao oriente

O novo presidente da Emater, postos de saúde e inauguração na Vila Brenner

Por Paulo André Dutra

Qualidade do ar sobre a região, em reprodução do site IQAir.com captada às 17h desta terça-feira

* O sol continua vermelho no Rio Grande do Sul. Pelo menos até sexta-feira (13) o sul do país estará envolto nas nuvens de fumaça geradas pelas queimadas da Amazônia.

* Durante esta terça-feira (10), o IQAr (Índice de Qualidade do Ar) estimado para a cidade a partir de imagens de satélite se manteve em torno de 162, dentro da faixa considerada insalubre, e deve se manter assim na quarta-feira (11). A partir de quinta-feira (12) a fumaça deve começar a diminuir.

* Poluente mais presente, o PM2,5 (material formado por partículas menores de 2,5 micrômetros) teve concentração estimada durante a tarde de 71,1 µg/m³ (micrograma por metro cúbico).

* Este número é 14,2 vezes superior ao valor anual de referência da OMS para a qualidade do ar, de 5 µg/m³.

* É possível conferir os dados em tempo real aqui.

* Quatro serviços de saúde municipais terão horários alternativos durante a semana, para possibilitar atendimento a quem não consegue ir até as unidades nos períodos regulares.

* Nesta quarta-feira (11), a UBS Wilson Paulo Noal (Camobi) estará aberta das 17h às 19h30min.

* Haverá funcionamento de três serviços no sábado (14). Na ESF Lídia, das 7h30min às 12h e das 13h às 16h30min. Na UBS Centro Social Urbano (Passo D’Areia), atendimento das 8h às 12h. Já na ESF Urlândia, expediente das 8h às 12h30.

* Será inaugurada na quinta-feira (12), às 10 horas, a quadra coberta da EMEF São João Batista (Vila Brenner). A obra foi viabilizada por meio de uma parceria entre o poder público e a Loja Maçônica Pitágoras.

Leite apresentou a carteira de projetos do governo e as potencialidades do Estado na Japan House (Foto Maurício Tonetto/Secom)

* Japão e China devem ser destino de missão oficial gaúcha em novembro, em busca de investimentos no Estado.

* Em um “aquecimento” nesta segunda-feira, o governador Eduardo Leite e os secretários da Casa Civil, Artur Lemos, e de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, reuniram-se com representantes dos dois países em São Paulo.

* Durante a manhã, estiveram com autoridades consulares e executivos de empresas na Japan House, espaço do governo japonês na capital paulista.

Luciano Schwerz, entre a antecessora Mara Helena Saalfeld, no cargo desde abril de 2023, e o secretário Vilson Covatti (Foto Taline Schneider/Emater)

* À tarde, o governador palestrou a um grupo de dezenas de investidores chineses em encontro organizado pelo CCPIT, escritório de promoção de comércio internacional do governo da China.

* Muda a presidência da Emater/Ascar. O nome do engenheiro agrônomo e extensionista rural Luciano Schwerz foi referendado durante a tarde dos conselhos técnicos da Emater/RS e da Ascar na tarde desta terça-feira.

* Extensionista desde 2012, liderou o escritório de Sarandi e gerenciou a regional de Frederico Westphalen.

* Natural de Sarandi, Schwerz graduou-se na UFSM campus Frederico Westphalen e possui mestrado em Agronomia na UFSM, dentre outras titulações.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo