LUNETA ELETRÔNICA. Quase 300 empregos a mais em SM, o simpósio DST/AIDS, governador vem à cidade
Desenvolvimento de pesquisa climáticas e a situação das lavouras na região
Por Paulo André Dutra
* Depois de meses com evolução negativa ou nula, a empregabilidade começa a dar sinais de reação em Santa Maria.
* Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (veja a imagem acima), Santa Maria criou 297 postos de trabalho em agosto.
* O destaque fica com a indústria, responsável por 160 novos vínculos no regime CLT. Em seguida vêm comércio (56), serviços (54) e construção (38). A agropecuária ficou no negativo em 11.
* No ano, o saldo é de 960 carteiras de trabalho a mais. Em 2023, no mesmo período, foram 598.
* O governador Eduardo Leite estará em Santa Maria neste sábado (28). Ele acompanha o prefeito Jorge Pozzobom na entrega da fachada restaurada do Hospital Casa de Saúde e na visita ao Serviço de Tomografia, às 15 horas.
* Além da agenda oficial, Leite acompanha atividades eleitorais no município.
* A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) lançou, nesta sexta-feira (27), o edital Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Voltado a Desastres Climáticos, com investimento previsto de R$ 30 milhões.
* Vai apoiar projetos cujos resultados permitam tomadas de decisão baseadas em evidências científicas e que contribuam em políticas públicas de enfrentamento aos desastres climáticos.
* O Conselho Técnico Administrativo da Fapergs concebeu o edital com referências em projetos relativos aos desastres de Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais, e em respostas ao furacão Katrina, terremotos no Japão e ao tusinami no sudeste asiático.
* Promovendo a formação de profissionais e acadêmicos da área da saúde, mais de 200 inscritos participaram, nesta sexta-feira (27), do 3º Simpósio da Política HIV/Aids/ISTs e Hepatites Virais no Itaimbé Palace Hotel.
* “Todas as estratégias que adotamos têm sido efetivas, pois a testagem é uma só e, por meio dela, conseguimos cuidar das pessoas se tivermos os diagnósticos”, avalia a secretária de Saúde, Ana Paula Seerig.
* Em paralelo, o simpósio realiza a 1ª Mostra Científica sobre Prevenção Combinada. Conta com a exposição de 22 trabalhos que apresentam os estudos feitos dentro da rede de saúde.
* Bom desenvolvimento das culturas de inverno, semeadura avançando nas culturas de verão. Este é o bom retrato da situação das lavouras da região nesta semana, segundo a Emater.
* O trigo teve uma semana favorável, com chuva e insolação bem distribuídas. Mais de 30% das áreas em fase de enchimento de grãos e 3% em maturação.
* Aveia branca já tem 48% em enchimento de grãos e áreas começam a ser colhidas. Na canola, 40% em enchimento de grãos e 9% em maturação, já sendo iniciada a colheita.
* Chega a 2% a área plantada com arroz nos 35 municípios da regional da Emater, onde estão previstos 122 mil hectares, 5% a mais do que a safra passada.
* 27% dos 47 mil hectares previstos para o milho estão plantados, área 6% superior à safra anterior. Para o feijão, a semeadura é intensa, passando a metade dos 1.120 hectares projetados.
* A soja, com pouco mais de 1,063 milhão de hectares previstos, terá uma área aumentada em 1% na região. Ainda em fase de preparo de solo com a retirada do gado.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.