DestaqueEconomia

NEGÓCIOS. Fidem Bank, instituição financeira 100% santa-mariense, completa cinco anos nesta quinta

Organização próxima a ser a primeira, no seu ramo, a se tornar digital em SM

Davi Cipriano, após 20 anos no mercado financeiro, abriu a própria empresa, junto com Paulo Monteiro, contador que, através da M&T Capital, trabalha com “private equity” (aquisição de empresas). Ambos são os fundadores do Fidem Bank (Fotos Divulgação)

Por Guilherme Bicca / Da Assessoria de Comunicação do Fidem Bank

O Fidem Bank é uma instituição financeira 100% santa-mariense que comemora seus cinco anos de fundação no dia 5 de setembro, esta quinta-feira. Fundado em 2019, ele nasceu do desejo de atender às necessidades de crédito não só das empresas locais, mas de empresas de todo o Brasil. Desde então, o Fidem Bank tem crescido de forma constante, consolidando-se como um player relevante no mercado de crédito e investimentos, o que a coloca em vias de se tornar a primeira instituição financeira digital com sede em Santa Maria.

O que é o Fidem Bank

O Fidem Bank é uma instituição financeira com foco em fornecer crédito para empresas. Em especial, indústrias brasileiras. Com estrutura e know how de mais de vinte anos de mercado financeiro, o Fidem começou suas atividades com o objetivo de oferecer soluções inovadoras e seguras para seus clientes.

Fidem Cred

Em 2021, o Fidem Bank deu um passo importante ao obter a autorização do Banco Central para operar como Sociedade de Crédito Direto (SCD), sob o nome FidemCred. A partir dessa autorização, a instituição passou a oferecer produtos financeiros com mais robustez, permitindo não apenas a captação de recursos, mas também a ampliação da sua atuação no mercado de crédito. O FidemCred é focado em operações de crédito para segurança e eficiência para empresas e pessoas físicas.

FIDC

O Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) é uma modalidade de investimento consolidada no Brasil, e o Fidem Bank se destaca nesse mercado por sua gestão responsável e ainda pela segurança oferecida aos investidores. 

Hoje, são cerca de 2,4 mil FIDCs ativos no país, somando um patrimônio total de R$ 500 bilhões. Entre as categorias de investimento, o FIDC ocupa a quinta maior classe no Brasil, competindo diretamente com fundos de ações e superando categorias como fundos de investimento imobiliário.

O Fidem Bank administra seu próprio FIDC e tem cerca de 50% de capital próprio no fundo, valor que está acima dos 40% exigidos pelo regulamento como índice de subordinação. Isso significa que o capital da própria instituição é usado para cobrir eventuais prejuízos antes que qualquer impacto recaia sobre os investidores. O que garante que a instituição tenha o que é chamado de “skin in the game”, ou seja, interesses alinhados com os de seus investidores.

Essa estrutura oferece maior segurança e estabilidade, atraindo investidores qualificados em busca de rentabilidade superior à da renda fixa tradicional, mas sem o mesmo nível de risco de fundos de ações.

O Fidem Bank impulsiona indústrias brasileiras

A missão do Fidem Bank vai além de oferecer crédito; a instituição mantém o compromisso de impulsionar o fluxo de caixa de diversas indústrias brasileiras. Ele atua adquirindo recebíveis dessas empresas, o que permite a manutenção de suas operações em pleno funcionamento, pagando fornecedores, colaboradores e impostos. Com isso, o Fidem Bank contribui para o desenvolvimento do setor industrial e ajuda a sustentar a cadeia produtiva do país.

Comemoração dos cinco anos

Para celebrar seus cinco anos de fundação, o Fidem Bank preparou uma programação especial que inclui um almoço para empresários e parceiros. O evento visa não apenas comemorar o marco da instituição, mas também fortalecer os laços com o mercado e discutir estratégias para o futuro. O almoço será nesta quinta-feira (5), às 12h, no Dos Cocina Restaurante.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo