Por Pedro Pereira
Para chegar à 2ª colocação da Conferência Sul da Liga Brasileira de Futebol Americano (BFA), o Santa Maria Soldiers venceu o Istepôs FA, de São José, Santa Catarina, no último domingo (1º). O placar final foi de 16 a 3 para o “Exército” e, dos 16 pontos que confirmaram a vitória, o jogador Vinícius Marques, novo kicker (que faz os chutes que geram pontos e para iniciar partidas) e punter (que faz os chutes de devolução) do time, foi responsável direto por marcar 10.
Como “chutador” no duelo, o atleta acertou uma cobrança de extra point (1 ponto) – após o touchdown (6 pontos) de Nicolas Pippi – e marcou um field goal (3 pontos). Uma vez que também é wide receiver dos Soldados, recebeu um passe longo de Douglas Rodrigues na metade final do confronto e garantiu a vitória com outro touchdown (6 pontos). Por ora, o esquadrão está na zona de classificação à grande final do torneio.
O jogador assumiu efetivamente as posições que antes eram de Fabrício Santana, segundo maior pontuador da história da equipe, que deixou o cenário de futebol americano neste ano. Lendário camisa 8 do Soldiers, ele é multicampeão estadual e, na decisão do título do Gauchão de 2022, foi nomeado Most Valuable Player (MVP, dado ao “Jogador Mais Valioso) ao decidir a competição na prorrogação.
Marques começou a praticar a modalidade em 2016, com o extinto Bulldogs FA, de Venâncio Aires, time que ficou até a temporada passada, quando passou a integrar o plantel santa-mariense. O recebedor chegou a defender o “Exército” em 2019, por um semestre, e disputou a Copa RS de 2022 pelo também hoje inexistente Santa Cruz Chacais. Em 2023, exerceu a função de kicker enquanto o ídolo esteve lesionado.
Com Santana fora de cena, o wide receiver se torna protagonista. Ele explica que, como em todos os clubes, há uma competição interna entre os jogadores para ver quem assume uma posição. “Há muita pressão para o meu lado, com certeza, já que o Santana era um kicker muito bom. Com a saída dele, a equipe não quis chamar alguém apenas para essa função. Então, alguns atletas testam seus chutes para ver quem se saía melhor. O que fiz foi acrescentar treinos de chute nos meus treinos semanais, o que me fez ter uma melhora muito grande”, contou Marques, que garante: “não penso em deixar de ser wide receiver. Nem conversamos sobre isso”.
Soldiers na Conferência Sul
Até o momento, o Soldiers disputou duas partidas pela Conferência Sul da Liga BFA de 2024: antes do 16 a 3 sobre o Istepôs FA, o time enfrentou o Timbó Rex, tricampeão nacional, fora de casa, e caiu por 13 a 12. Na visão do novo kicker e punter dos representantes de Santa Maria, o poderio ofensivo do plantel não conseguiu atingir a qualidade esperada na competição até o momento, diferente da defesa.
“O ataque ainda não se encaixou. A defesa, como sempre, muito sólida. Conseguiu segurar bem o ataque do Istepôs e do Rex, inclusive. Nós do ataque estamos “devendo” para defesa, digamos assim, mas estamos melhorando. Comparando o primeiro jogo com esse, conseguimos fazer boas jogadas. No segundo tempo de partida caímos um pouco de produção, mas estamos no caminho certo”, afirmou o jogador.
Os Soldados voltam a campo no dia 14 de setembro, para encarar o Almirantes FA, de Itajaí, pela 3ª rodada da Conferência Sul. O embate será realizado no Estádio dos Eucaliptos, casa dos santa-marienses, que jogam no Coração do Rio Grande pela primeira vez desde as enchentes de maio. “Estamos animados depois dessa vitória, o que nos motiva ainda mais para a próxima partida. Contar com o apoio da torcida proporciona uma energia boa, ainda mais depois dessa tragédia que assombrou o Rio Grande do Sul”, destacou Marques.
Os itajaienses, atuais vice-campeões da Liga BFA, estão empatados com o Soldiers, mas ficam abaixo na tabela de classificação por terem cedido mais pontos até aqui. Na estreia, bateram o Istepôs por 6 a 3 e, no fim de semana passado, foram derrotados pelo T-Rex por 29 a 0. “O Almirantes é uma equipe forte, mas estaremos preparados para esse confronto”, assegurou o chutador do “Exército”.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.