DestaquePolítica

2º TURNO. Onde Valdeci e Decimo buscarão votos que significarão a vitória para um dos dois no dia 27

Tarefa de conquistar apoio de derrotados inicia já. Mas talvez seja insuficiente

Por Claudemir Pereira (com arte de Reprodução UOL) / Editor do Site

Dos cerca de 209 mil eleitores santa-marienses aptos a votar, 27,54%, ou 57.661 simplesmente não compareceram às urnas dominicais. Uma minoria, por certo, com razões justificadas. A quase totalidade, no entanto, foi fazer coisa melhor, no entendimento dela.

Dos que compareceram e votaram para prefeito, 4.554 branquearam e 2.986 anularam seu sufrágio. Somando, se tem exatos 65.201 eleitores que decidiram não votar em ninguém. E é parte desse super contingente que Valdeci Oliveira (PT) e Rodrigo Decimo (PSDB), amplamente vitoriosos no primeiro turno, terão de conquistar se almejam a vitória no turno final da eleição, que acontece em 27 deste mês.

A primeira parte da missão foi cumprida: ambos estão no segundo turno. O petista fez 58.580 (40,63% dos votos válidos). O tucano 37.295 (25,86%). Decimo portanto tem que tirar, pra começar, essa diferença de 20 mil votos, em números redondos. E vai buscá-los entre os eleitores direitistas do PL (26.838) de Roberta Leitão e os do Novo de Giuseppe Riesgo (que não significa todos os que 15.107 votaram nele, pois acredita-se que a maioria seja mesmo emedebista). Quem sabe seriam os que votaram nos vereadores novistas, e estes somaram 7.826, enquanto a nominata emedebista à Câmara obteve 10.982).

Já Valdeci precisaria, em tese, manter seus votos e buscar a diferença com os 5.234 eleitores de Paulo Burmann (PDT), 905 de Alídio da Luz (PSol) e também os do já citado MDB. Como fará isso? Negociando politicamente, é o que se supõe.

Agora, atenção: embora o apoio formal, se houver, para um lado ou outro, dos candidatos Roberta Leitão, Giuseppe Riesgo, Paulo Burmann ou Alídio da Luz, ou mesmo Moacir Alves, com os 233 votos do PRD, seja importante do ponto de vista midiático, que ninguém se iluda: o eleitor manda no próprio voto. E só seguirá seu lider se com ele concordar. E ponto.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Alas, Péssimo esta sob uma coligação. PSDB, CIDADANIA, PP, PSB, REPUBLICANOS, PSD. PP do Cechim ainda tem muitos votos.

  2. Riesgo teve uns 20 mil votos na região na eleição anterior se lembro bem. Afirmar que os votos dele foram majoritariamente do MDB é muito chutado. O que impediria os eleitores emedebistas de votarem no Pessimo por exemplo?

  3. Noticia ruim que não espanta é que a sucia de incompetentes de Possochato vai ficar mais 4 anos atrasando a cidade. Mesmas empulhações de sempre. Partido Tucano deu mais uma encolhida. Porém se fossem ‘refundar’ o partido quase certamente virariam o Novo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo