DestaquePolítica

CÂMARA. Confira o que os vereadores disseram na tribuna na volta às sessões, após o segundo turno

Parlamentares lamentaram, agradeceram e analisaram a resposta das urnas

Sessões ordinárias voltaram a ser realizadas durante a tarde, no Legislativo Municipal de Santa Maria (Foto Luísa Monteiro/Câmara)

Por Maiquel Rosauro

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Santa Maria, nesta terça-feira (29), foi marcada pela análise do pleito. Nenhum projeto foi debatido e os vereadores utilizaram seu tempo na tribuna para comentar o resultado das urnas. Todos – eleitos ou não – agradeceram os votos recebidos. E quem lamentou algum resultado não deixou de salientar sua confiança na democracia.

E, claro, também foram registradas indiretas, crimes, polêmicas e projeções sobre o futuro da política santa-mariense.

Abaixo, confira manifestações dos vereadores que fizeram uso da tribuna:

“Lamentamos o resultado eleitoral, gostaríamos que fosse diferente, tínhamos o nosso projeto, apresentamos ele, conversei muito com as pessoas, mas entendemos que, se esse espaço é do povo, é ele quem escolhe. E respeitamos isso. As urnas precisam ser respeitadas”

Marina Callegaro (PT) – reeleita

“Vou dizer bem o que foi dito no áudio: “como que aquele vereador dono de (casa de) prostituição e drogado, e aquela negrinha (Alice Carvalho, do PSol) foram eleitos? Como?” Isso é inadmissível. Todo povo de Santa Maria, que foi às ruas e escolheu seus representantes foi porque tinha afinidade com os candidatos. É inadmissível ter preconceito contra cor, raça e gênero. Isso é inadmissível. Essa pessoa que falou isso vai receber um processo”

Rudinei Rodrigues – Rudys (MDB) – reeleito

“É um recado. Santa Maria, se depender da cidade e do trabalho, vamos garantir, quem sabe, um longo período de uma administração diferente do que esperava o pessoal da esquerda. Eu respeito o pessoal da esquerda, mas esse é um recado muito forte. Não estou aqui para discutir o PT, longe disso, mas quando não se constroem novas lideranças, é isso que acontece”

Tubias Callil (PL) – reeleito

“O meu irmão, Valdeci (Oliveira) – ontem à tarde, estive conversando muito com ele em sua residência, na Tancredo Neves – ele está com a consciência tranquila e não se abateu diante de um insucesso eleitoral. Ele está disposto a continuar contribuindo para esta cidade, como deputado, como sempre fez”

Valdir Oliveira (PT) – reeleito

“Em uma análise preliminar, posso afirmar de antemão que os vereadores da Federação, que somos cinco, mais a vereadora do PSol, o vereador do União Brasil e do PDT serão a bancada de oposição nesta Casa. Os outros, se quiserem ser oposição, vai ficar muito feio para eles porque apoiaram o atual prefeito”

Werner Rempel (PCdoB) – reeleito

“Torço para que a gente continue com este Parlamento no mesmo nível dos últimos quatro anos e foi bom. Estão aqui todo os colegas da oposição, tivemos duas oposições e sempre um alto nível de debate”

Juliano Soares – Juba (PSDB) – suplente

“Outra menina, Bairro Perpétuo Socorro, dizendo que eu estava levando eleitores para votar. Sim, eu levei. Levei minha mãe que não consegue caminhar porque fez uma cirurgia, levei minha filha, minha esposa e meu filho. Foram as pessoas que eu levei e acho que não tem lei que me proíba de levar minha família para votar. Não botei um eleitor diferente desses dentro do meu carro. Tenho orgulho de ter levado eles”

Admar Pozzobom (PSDB) – reeleito

“Estamos sim à disposição dos candidatos que ficaram na suplência de outros partidos. Estamos sim já montando o partido, esse é meu trabalho também, não só me eleger, mas montar o partido, e trabalhamos quatro anos para isso”

Alexandre Vargas (Republicanos) – reeleito

“Mas a grande questão, vereador Tubias, o senhor que agora se intitulou o líder da direita em Santa Maria, na verdade, a direita não tem dono. Não existe dono da direita e nem da esquerda. Vamos fazer juízo. Não é o PL dono da direita. Mas a grande questão é que a direita não é unida, infelizmente”

Tony Oliveira (Podemos) – reeleito

“Nosso partido não atingiu o coeficiente eleitoral. Na verdade, são questões internas e nós vamos resolver isso. Fizemos uma campanha linda, transparente e bem propositiva”

Danclar Rossato (PSB) – não eleito

“Temos lado, posição e ideologia. Estamos ao lado do povo e da classe trabalhadora, independentemente do que acontecer é desse lado que nós estamos. Eu serei oposição de 1º de janeiro até o final do meu mandato, não vou me trocar e me vender no meio ou no final do caminho”

Helen Cabral (PT) – reeleita

“Algumas abordagens que foram feitas, eu acho que é do jogo, da questão da concorrência, da competição, seja lá o que for, tudo que se atribui a uma campanha. Obviamente, que se busca sempre a linha da coerência, do respeito, de se avaliar sempre as propostas. Não vejo nada de anormal como foi feito o pleito aqui em Santa Maria, porque é assim. Quem está na política sabe que é assim”

Givago Ribeiro (PSDB) – reeleito

“A política perdoa a traição, mas ela não perdoa o traidor. Isso é regra na política, isso é regra para a vida. Aprendemos com os nossos atos e lembremo-nos que a cada escolha significa uma renúncia”.

Roberta Leitão (PL) – não eleita (concorreu à Prefeitura)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo