Por Joyce Noronha (com foto de João Alves) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
Quem passou pela Biblioteca Municipal Henrique Bastide nos últimos dias percebeu que o trabalho na pintura externa é intenso. Isso porque a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, chegou à reta final da revitalização do espaço, situado na Avenida Presidente Vargas.
O prédio, que é sede do espaço cultural e literário desde outubro de 1992, passa por um processo de renovação da pintura, do piso, da cobertura de vidro e do telhado, bem como a instalação de elevador e adequações para acessibilidade.
“A revitalização da Biblioteca Municipal não só melhora a infraestrutura física, mas também transforma o espaço em um núcleo vibrante de aprendizado, cultura e convivência, beneficiando toda a comunidade. Era uma carência antiga, visto que desde a sua abertura, em 1992, nunca passou por uma reforma. Estamos na fase final agora. Em breve, teremos uma ‘nova’ Biblioteca Municipal Henrique Bastide”, destaca a secretária de Cultura, Rose Carneiro.
A previsão é que nas próximas semanas seja concluída a pintura externa – com retoques nas partes interna e externa -, que sejam feitos detalhes em dourado nas artes da biblioteca, colocação dos rodapés e do gramado na área externa.
No serviço já foi concluída a instalação das janelas basculantes do acervo e dos guarda-corpos, bem como a substituição da cobertura zenital de vidro. A cobertura zenital é uma abertura na cobertura da construção, que permite a entrada de luz direta a partir do teto. A antiga estrutura zenital estava deteriorada pela exposição ao tempo.
Também já foram executadas as adequações dos banheiros e da copa (demolições, água fria, esgoto cloacal, revestimentos, louças, bancadas, portas, forro), impermeabilização na cobertura, instalação de rufos e pingadeiras. Bem como a retirada do piso vinílico do pavimento térreo, reparos na parede interna do segundo pavimento e na fachada oeste externa, além da instalação de forro em gesso no acervo, adequações no piso externo. E colocação dos parapeitos de vidros temperados, acessórios nos banheiros e copa, totem tátil e visual e o piso tátil adesivo.
Para encerrar a reforma ainda é preciso instalar o elevador acessível. Em termos de iluminação, serão substituídas as luminárias internas e instaladas novas luminárias externas. Também será feita a substituição dos reservatórios e suas peças.
Para garantir a segurança da equipe que executa a obra e do público que frequenta o espaço, as atividades presenciais na edificação seguem interrompidas. A obra foi orçada, inicialmente, em R$ 519.967,31. Os serviços estão sob responsabilidade da construtora INFA Incorporadora Farroupilha, de Triunfo, empresa vencedora da licitação. A partir de termo aditivo, foi prorrogado o prazo contratual em 90 dias e a conclusão da reforma está prevista para novembro deste ano.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.