DestaquePolítica

ELEIÇÕES 2024. Em debate rápido na Câmara, Decimo e Valdeci defendem suas ideias para SM

Candidatos se confrontaram na noite desta sexta, no plenário do Legislativo

Evento com os candidatos a prefeito de SM foi realizado no Plenário da Câmara de Vereadores, na noite desta sexta (Foto Divulgação)

Por Maiquel Rosauro

Rodrigo Decimo (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT) protagonizaram um novo debate, na TV Câmara, na noite desta sexta-feira (18). O evento foi conduzido pela jornalista Camila Porto e durou exatamente 1h15min. O confronto de ideias foi marcado por um tom cordial e respeitoso entre os oponentes.

No primeiro bloco, os candidatos responderam duas perguntas de Camila: como avaliam o plano de governo do oponente e o motivo do adversário estar no segundo turno. Decimo disse que é preciso avaliar as propostas de Valdeci individualmente, enquanto o petista relatou que planos de governo são uma construção coletiva e que respeitava as ideias do tucano.

Sobre a presença no segundo turno, Valdeci disse que Decimo está nesta fase da campanha legitimamente e democraticamente. Decimo disse que foi fundamental a aliança entre Valdeci e o candidato a vice-prefeito, José Haidar Farret (UB), que no passado eram adversários.

No segundo bloco, os candidatos tinham 16 minutos para administrar (oito minutos para cada um). A ideia era que ocorresse um debate entre eles. Valdeci começou perguntando a opinião de Decimo sobre o apoio do PSDB ao candidato do PT à Prefeitura de Pelotas neste segundo turno. Decimo disse que o PSDB escolheu o candidato menos pior e, na sequência, o tucano engatou 11 perguntas, tornando o bloco uma pequena entrevista.

Decimo questionou Valdeci sobre políticas de educação, parcerias público-privadas, Distrito Criativo Centro-Gare, emprego e renda, coleta seletiva, concha acústica, um possível afastamento de Valdeci da Prefeitura em 2026 para fazer campanha para Lula, Rua 7 de Setembro, lanches de rua, finanças públicas e a aliança com Farret. Ao final, como Valdeci gastou todo o tempo respondendo as questões, sobrou 1min50s para Decimo falar a vontade.

No terceiro bloco, os candidatos responderam questões de eleitores, como animais de rua, retorno do carnaval, turno integral nas escolas, emprego e renda, rombo no Instituto de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Municipais de Santa Maria (Ipasp), buracos nas ruas da cidade, concurso para contratação de novos médicos e como melhorar a segurança pública.

No bloco final, os candidatos voltaram a responder às questões de Camila. A jornalista questionou como cada candidato avaliava a participação do adversário no debate e qual seria a primeira medida tomada caso fosse eleito.

Valdeci disse que respeitava Decimo, mas que o tucano havia se deixado contaminar um pouco pelo ódio impregnado na política. Decimo afirmou que suas perguntas são incisivas e que não quis ser odioso, ressaltando que tem e terá sempre um grande respeito pelo petista.

Decimo disse que Santa Maria terá a primeira vice-prefeita mulher em sua história, Lúcia Madruga (PP), e que entregará uniformes escolares no início de sua gestão. Valdeci disse que irá fazer uma grande reunião com diferentes setores a fim de integrar a cidade e governar para todos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo