Por Paulo André Dutra (texto e fotos) / Da Assessoria de Comunicação do Sinprosm
Entre os dias 1 e 4 de outubro, seis dos sete postulantes ao cargo máximo do Executivo Municipal de Santa Maria estiveram reunidos com o Sindicato dos Professores Municipais, a convite da coordenação da entidade, para a entrega de um documento em que são relacionadas as pautas prioritárias para a categoria no próximo governo.
Em ordem de presença, se disponibilizaram a ir ao encontro os candidatos Giuseppe Riesgo (Novo/MDB/Avante), Paulo Burmann (PDT), Alídio da Luz (Psol), Moacir Alves (PRD), Rodrigo Decimo (Federação PSDB-Cidadania/PP/PSB/Republicados/PSD) e Valdeci Oliveira (Federação Brasil da Esperança PT-PCdoB-PV/União Brasil). A candidata Roberta Leitão (PL/Pode) optou por não participar.
No documento de cinco páginas (confira a íntegra no final desta nota) foram elencadas questões como valorização dos profissionais, com aspectos sobre piso nacional, condições de trabalho, plano de carreira, jornada de trabalho, regime de trabalho, infraestrutura, participação ativa, autonomia docente e saúde; gestão democrática; participação em conselhos e movimentos; educação integral; financiamento da educação; previdência; e atividade sindical.
Em contrapartida, cada um dos candidatos pode apontar suas principais propostas para o desenvolvimento da educação. “Importante esta conversa, olho no olho, onde pudemos ouvir e questionar a todos sobre pautas que vem sendo discutidas atualmente na rede municipal e na própria campanha eleitoral, e que refletirão diretamente no trabalho do professor e no futuro da cidade”, avalia a coordenadora de Organização e Patrimônio, Juliana Moreira.
Pauta prioritaria é aumento de salário. O resto é conversa.