
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) publicou o Edital nº 036/2025, que regulamenta o processo seletivo de ingresso e reingresso em cursos presenciais de graduação com início no segundo semestre letivo de 2025. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet até 11 de julho de 2025.
Podem se candidatar estudantes e ex-estudantes que se enquadrem em uma das cinco modalidades:
- Reingresso (R): para quem abandonou ou cancelou um curso da UFSM e deseja retornar ao mesmo curso anteriormente frequentado.
- Transferência Interna (TI): para estudantes matriculados ou com trancamento em curso da UFSM que queiram mudar para outro curso da mesma universidade.
- Transferência Externa (TE): para estudantes de outras instituições de ensino superior (públicas ou privadas) que queiram transferir seus estudos para a UFSM.
- Portador de Diploma (PD): para quem já tem diploma de curso superior e deseja iniciar uma nova graduação na UFSM.
- Reingresso com Transferência Interna (RTI): para ex-alunos da UFSM que abandonaram ou cancelaram um curso e desejam retornar à universidade, mas em outro curso diferente do anterior.
É necessário escolher apenas uma modalidade e verificar se ela está disponível no curso desejado. Cada curso tem um edital específico com regras e critérios próprios.
Principais datas do processo seletivo
Data | Etapa |
---|---|
06/06 a 11/07 | Período de inscrições e envio de documentos |
23 e 24/06 | Solicitação de isenção da taxa de inscrição |
14/07 | Prazo final para pagamento da taxa |
18/07 | Divulgação final das inscrições homologadas |
24 e 25/07 | Realização de provas práticas (se previstas pelo curso) |
29/07 | Divulgação parcial dos candidatos selecionados |
04/08 | Resultado final e orientações para confirmação de vaga |
04 a 06/08 | Confirmação de vaga online |
A partir de 06/08 | Matrícula nas disciplinas |
A partir de 07/08 | Início das chamadas para suplentes |
Como se inscrever
As inscrições devem ser feitas no Painel do Candidato, acessado com conta no Portal Gov.br. É necessário:
- Escolher a modalidade de ingresso;
- Consultar o edital específico do curso pretendido;
- Reunir e digitalizar todos os documentos exigidos (em PDF);
- Preencher os dados no sistema;
- Efetuar o pagamento da taxa (R$ 92,50) ou solicitar isenção se for de baixa renda e inscrito no CadÚnico.
Não é possível alterar curso ou modalidade após finalizar a inscrição. Caso deseje mudar, é necessário realizar uma nova inscrição dentro do prazo.
Dúvidas devem ser encaminhadas diretamente à coordenação do curso pretendido, cujo contato está no respectivo edital específico.
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