LUNETA ELETRÔNICA. Maratona de debates entre prefeituráveis, Dia do Servidor Público, contra sífilis
Seminário de Irrigação, Hemocentro, candidatos à 8ª CRE, Consulta Popular
Por Paulo André Dutra
* Uma maratona de debates entre os candidatos a prefeito será aberta, na noite desta quinta-feira (17), pelo Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria.
* A entidade recebe Rodrigo Decimo e Valdeci Oliveira no auditório da Cesma, às 19 horas.
* Será o único debate com presença de público. Até o horário de início, apenas professores municipais sindicalizados terão acesso ao espaço.
* Em 24 horas, serão três embates entre os prefeituráveis. Na manhã de sexta (18), será na Rádio Gaúcha. Na mesma data, à noite, acontece o debate promovido pela Câmara de Vereadores.
* Celebrado no dia 28 de outubro, o Dia do Servidor Público terá o ponto facultativo transferido pelo governo estadual para 1º de novembro, dia anterior ao feriado nacional de Finados (2).
* O ponto facultativo é válido para os servidores do executivo estadual, incluindo autarquias e fundações públicas.
* Em Santa Maria, o calendário da rede municipal transferiu o ponto facultativo do Dia do Professor, em 15 de outubro, para o 28 de outubro.
* Será que a mudança estadual trará alteração por aqui?
* O Hemocentro Regional de Santa Maria estará aberto na manhã deste sábado (19) para uma ação de doação de sangue. O atendimento será das 8 às 12 horas.
* Para dar luz à conscientização sobre sífilis e sífilis congênita, a Política do HIV/AIDS, ISTs e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde, promove ações alusivas ao Outubro Verde.
* As iniciativas ocorrem neste sábado (19), das 9 às 14 horas, na Praça Saldanha Marinho. Serão realizados testes rápidos para sífilis, HIV e Hepatites B e C, além de distribuição de materiais informativos, como folders, autotestes de HIV, preservativos internos e externos e gel lubrificante. A ação tem colaboração com o Rotary Club.
* De acordo com a Vigilância Epidemiológica, nos últimos quatro anos, entre 2020 a 2023, foram registrados respectivamente: 392; 567; 540 e 576 casos de sífilis.
* Entre janeiro e setembro de 2024, já foram notificados 280 novos casos.
* Divulgada nesta quarta-feira (16), pelo governo do Estado, a lista de candidatos que continuam na seleção para a assumir a gestão das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), ligadas à Secretaria da Educação (Seduc).
* Para a 8ª CRE, estão aptos os candidatos Aline Martins Linhares, Claudia Mocelin Requia, Francisco Ribeiro Lopes, João Heitor Silva Macedo, Jose Luis Viera Eggres e Marta da Cunha Santos.
* O processo contou com cinco etapas e foi realizado por meio do Qualifica RS, programa de seleção para cargos estratégicos.
* Mais de 100 produtores rurais de municípios da região central participaram, nesta terça-feira (15), do Seminário de Irrigação, realizado para a divulgação do Programa de Subvenção de Irrigação e Reservação de Água. Aconteceu no auditório do CCR, na UFSM.
* Foi promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com Emater e Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).
* O programa paga 20% do valor do projeto de irrigação, limitado a R$ 100 mil por produtor rural, pago diretamente ao produtor rural, em parcela única, após a execução do projeto.
* Termina na sexta-feira (18) o prazo para envio de propostas pelos cidadãos para a Consulta Popular 2024. As contribuições devem ser enviadas por meio do portal da Consulta Popular.
* Até esta quarta-feira (16), mais de 500 propostas já haviam sido submetidas pela população.
* Após a análise técnica pela equipe do governo do Estado, as propostas são discutidas nas assembleias regionais convocadas pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) para elaborar a cédula de votação de cada região.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.