SEGURANÇA. Prefeitura e Estado anunciam ações e medidas contra o tráfico de drogas e aos homicídios
Bloqueio de celulares nas prisões e um Batalhão de Aviação entre as novidades
Por Manuela Vasconcellos (com foto de Eduardo Ramos) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
No último compromisso do governador do Estado, Eduardo Leite, à Santa Maria, nesta segunda-feira, representantes de órgãos de segurança estiveram reunidos no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) em função do alto número de homicídios registrados no Município até outubro deste ano. Na ocasião, foram anunciadas iniciativas que já estão em andamento e outras que serão efetivadas ao longo dos próximos meses.
“Entendemos que a integração entre os órgãos de segurança tem sido fundamental em Santa Maria e se trata de um trabalho incansável. Apesar dos homicídios de grande repercussão e do tráfico de drogas, os demais crimes tiveram redução de 30% comparado ao ano anterior, como roubo a pedestres e furtos de veículos”, explicou o prefeito Jorge Pozzobom que, na última semana, esteve em Porto Alegre relatando a situação ao governador.
Acompanhado do secretário estadual de Segurança Pública, Sandro Caron, o governador Eduardo Leite, reforçou que o enfrentamento aos grupos criminosos em Santa Maria tem tido êxito para garantir a segurança da população, aos moldes do que foi realizado em Caxias do Sul no começo deste ano, quando a cidade também enfrentava um violento cenário.
“Desde a semana passada, estamos com reforço do nosso policiamento destinado para Santa Maria, e ficará assim até a situação normalizar, na medida do possível. São 28 servidores do Batalhão de Choque da Brigada Militar e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) que irão atuar também nas operações de ‘fecha quartel’, ou seja, mais presentes nas ruas para garantir a segurança. Ao mesmo tempo, o alinhamento com o Poder Judiciário se mostra ainda mais necessário a fim de que não ocorram atrasos nos processos e os criminosos fiquem ainda mais tempo soltos pelas ruas”, enfatizou.
Aos presentes na reunião, o governador também declarou que a intenção é fechar o cerco ao sistema prisional para que não haja possibilidade de atuação de grupos organizados que tentam atuar nas ruas. Para isso, irá pedir prioridade na instalação de bloqueadores de celulares nas casas penitenciárias de Santa Maria, com a atuação conjunta e enfática da Brigada Militar e da Susepe. Além disso, a Prefeitura de Santa Maria já finaliza o projeto, por meio do Consepro, para efetivar o Batalhão de Aviação da Brigada Militar. A intenção é de que a iniciativa se dê junto ao aeroporto local, por meio da liberação de área de Base Aérea.
No Ciosp, também estiveram reunidos o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, e o secretário em exercício de Planejamento, Governança e Gestão, Bruno Silveira, bem como Chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Felipe Rossi Massaia; o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, o secretário executivo do gabinete de Gestão Integrada Municipal, Sandro Nunes; o delegado da Polícia Civil de Santa Maria, Sandro Meinerz; a diretora-geral do Instituto-Geral de Perícias, Marguet Inês Hoffmann Mittmann; o representante do Corpo de Bombeiros Militar, tenente Rafael Neto; o comandante do CRPO Central, coronel Cleberson Bastianello; o superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (CIOSP), Paulo Sérgio da Silva; e o superintendente da Guarda Municipal de Santa Maria, Santo Cordeiro.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.