DestaqueEsporte

VOLEIBOL. “Temos trabalhado para tentar diminuir as dificuldades”, diz o coordenador dos times da UFSM

Estadual é diferente de outros torneios disputados pelas equipes, fala Laporta

Lorenzo Laporta é o responsável pelo projeto da modalidade na UFSM e técnico do naipe feminino (Foto Luiza Mielke/Voleibol UFSM)

Por Pedro Pereira

Com a equipe feminina, a UFSM estreou oficialmente pelo tradicional Campeonato Estadual de Voleibol, na categoria adulta, em 2024. O primeiro compromisso das representantes da cidade foi na quarta-feira passada (25), no Ginásio 1 do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade, diante das tricampeãs gaúchas da UPF, de Passo Fundo. O resultado, contudo, terminou a favor das visitantes, pelo placar de 3 sets a 0.

O time da Região Norte do Rio Grande do Sul, que está na ativa há mais de uma década, chega nesta temporada para buscar o quarto título da competição. O elenco já está há quatro anos dividindo as quadras. O treinador Lorenzo Laporta, que coordena o projeto da modalidade na Federal há pouco mais de dois anos, conversou com o Site após a derrota diante das passo-fundenses.

“É lindo jogar contra uma equipe que já é tricampeã, que tem um investimento maior… Mas eu saio com um gostinho amargo, porque queria um pouco mais. No mínimo, dois sets. Agora, vamos virar a página, mas saímos daqui inconformados”, afirmou o comandante. Diferente dos outros torneios disputados pelo esquadrão da UFSM, os confrontos do Campeonato Estadual adulto são decididos em melhores de 5 sets, em que o vencedor é aquele que vencer 3 sets

Laporta explica que isso gera uma dificuldade maior, devido ao desgaste dos atletas, mas que uma solução está sendo encontrada para evitar o cansaço da melhor forma possível. “Todas as competições que a gente jogou nesses anos foram no modelo de melhor de 3 sets, ou seja, são 3 sets por partida no máximo. Agora, pode ir até 5 sets. Nós temos trabalhado com mais preparação física, mais tempo em treinos, para tentar diminuir as dificuldades. Na próxima etapa, nós temos dois jogos, então podemos acabar jogando até 10 sets. É muita coisa para qualquer indivíduo. Podemos melhorar isso”, garantiu Laporta.

As gurias da Federal voltam às quadras neste sábado (5), em Teutônia, para enfrentar o Juventus, clube-sede da etapa, e a Ginástica, de Novo Hamburgo. No mesmo dia, entretanto, às 16h, a divisão masculina da UFSM estreia pelo mesmo Campeonato Estadual em Santa Maria, contra o Vôlei Guaíba, de Guaíba. O leitor pode conferir mais informações sobre a participação dos guris da Universidade na competição clicando aqui.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo