DestaqueEsporte

BASQUETE. Buscando fomentar o esporte no Estado, time da UFSM ajuda a promover uma “Liga Gaúcha”

Torneio terá a primeira edição nos dias 6 e 7 de dezembro, em Candelária

Equipe e a modalidade sofrem com um “calendário restrito”, segundo o treinador (Foto João Gabriel Segabinazzi/Divulgação)

Por Pedro Pereira

Saiu do papel: nos dias 6 e 7 de dezembro, em Candelária, será realizada a primeira edição da Liga Gaúcha, novo torneio que promete fomentar o basquete no naipe feminino. Mais equipes devem fazer parte no futuro mas, neste ano, estão confirmadas: Flyboys, agremiação-sede; Celtics Souls, de Porto Alegre; UFPel, de Pelotas; e, representando Santa Maria, o time da UFSM.

O treinador das gurias da Federal, Renato Coutinho, já havia dado pistas sobre a criação de um certame após a conquista do título da 3ª divisão dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de 2023. A ideia é “rechear” o calendário competitivo da modalidade no Rio Grande do Sul visto que a Federação Gaúcha de Basketball (FGB), entidade responsável por administrar o esporte no Estado, não promove disputas na categoria adulta.

Além das equipes que participam da primeira edição, está por trás da organização da Liga Gaúcha um grupo de times de cidades como Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Santana do Livramento e Santa Cruz do Sul. A previsão é de que, a partir de 2025, o torneio seja realizado em quatro etapas iniciais, sediadas em diferentes municípios, e uma fase final para definir as campeãs gaúchas. O técnico das santa-marienses explica a importância do novo compromisso na agenda do esquadrão.

“O calendário para a equipe feminina de basquete é bastante restrito. Criar essa competição e fomentar essa estruturação vai contribuir para aumentar o interesse, a participação e o engajamento das atletas. Aumentar o calendário de competições motiva e faz com que mais pessoas procurem e participem com mais empenho ao longo do ano”, destacou Coutinho, que está à frente do projeto da modalidade na UFSM, que também inclui o elenco masculino, desde 2022.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo