Por Guilherme Bicca (com foto de Diuly Cardoso) / Da Assessoria de Comunicação da Adesm
A noite da última terça-feira (23) marcou a primeira reunião de alinhamento com os voluntários para o programa Miniempresa, da Junior Achievement, para 2025, em Santa Maria. O encontro foi promovido pela Adesm, que é a instituição conveniada para tocar o projeto no município, e aconteceu na sede do Sebrae. A diretora de Expansão Regional da Agência, Rossana Boeira, junto dos empresários que coordenam a captação do voluntariado local, conduziu a reunião.
Durante o encontro, a Junior Achievement, bem como o próprio projeto Mini Empresa, foram apresentados aos mais de quarenta voluntários que compareceram. Pontos como o funcionamento do projeto e o papel de cada voluntário também foram destacados.
Hoje, já são cinquenta voluntários cadastrados no programa da Junior Achievement em Santa Maria, o que é suficiente para o pontapé inicial em pelo menos dez Miniempresas, junto a escolas públicas sob o guarda-chuva da 8ª CRE. O objetivo é que elas comecem a operar em março de 2025, após um trabalho de atração de alunos interessados em desenvolver técnicas e habilidades acerca do empreendedorismo.
O que é a Junior Achievement
A Junior Achievement tem como principal objetivo preparar jovens para o sucesso em uma economia globalizada através do desenvolvimento de habilidades socioemocionais para a construção de comunidades mais prósperas.
A JA atua em mais de 115 países e no Brasil já impactou mais de 5 milhões de jovens. Está há 28 anos no Rio Grande do Sul e soma mais de 1 milhão beneficiados.
Sua metodologia é baseada na educação empreendedora, educação financeira e preparação no mercado de trabalho. Através de seus programas de empreendedorismo, os jovens criam empresas reais, com produtos reais, trabalhando em equipe no desenvolvimento de produtos, finanças de pequenas empresas, marketing, e ações de avaliação, com foco em despertar carreiras empreendedoras.
O que é o programa de Miniempresa?
No projeto Miniempresa da Junior Achievement, os estudantes das escolas participantes criam sua própria empresa do zero. E durante o processo, são apresentados a eles todos os conceitos de empreendedorismo e livre iniciativa, envolvendo setores como RH, finanças, produção, marketing e vendas. A equipe que forma esta a “Miniempresa” coloca a mão na massa e cria seus próprios produtos, fazendo relatórios, calculando lucro, devolvendo dinheiro aos seus acionistas e passando por toda a experiência de como ter um empreendimento de verdade e na prática.
Ainda é possível se cadastrar como voluntário?
Apesar do alto número de voluntários já cadastrados, inclusive atingindo a meta proposta pela Junior Achievement RS, ainda é possível se cadastrar como voluntário. Para isso, basta preencher o formulário de cadastro disponível aqui, ou na bio do perfil da Adesm, no Instagram, em @adesm.
A ideia é boa, assim ISOLA DE VEZ ESSES mesmos empresários de sempre atrasados.