DestaqueSaúde

SAÚDE. Hospital Universitário de SM vai adquirir mais de 55 toneladas de alimentos da agricultura familiar

Parceria com a Conab, iniciada em 2024, é ampliada com nova chamada pública

Momento da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre HUSM, Ebserh e Conab, em 2024 (foto Fabiane Echel/Divulgação)

Por Catiana Medeiros / Da Assessoria de Imprensa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Depois das frutas, legumes e verduras frescos, chegou a hora dos grãos, laticínios, massas e outros alimentos provenientes da agricultura familiar fazerem parte do cardápio de pacientes e acompanhantes do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM/Ebserh). A inclusão desses outros alimentos é o objetivo da nova Chamada Pública, que será lançada nesta sexta-feira (8/8), às 9 horas, no auditório do HUSM-UFSM/Ebserh.

A Chamada Pública para aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar faz parte do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o HUSM-UFSM, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em julho do ano passado e que agora será ampliado, incluindo 30 produtos, representando mais de 55 toneladas de novos alimentos da agricultura familiar, alcançando o valor de R$ 1.071.831,16.

A nova Chamada prevê a aquisição de uma ampla variedade de produtos, incluindo arroz (convencional e orgânico), feijões (preto e carioca), farinha de milho, trigo integral, mandioca, leite (integral, desnatado e sem lactose), iogurtes, macarrão, sucos, doces de frutas, molhos e extratos de tomate, além de pescados, panificados e outros itens que compõem uma alimentação nutritiva e diversificada.

“Com essa parceria vamos melhorar a qualidade da alimentação dos nossos pacientes, fortalecer um sistema estratégico de atenção à saúde, ensino, pesquisa e inovação e melhorar a distribuição de renda e equidade social. A parceria com a Conab, com a agricultura familiar, por meio das cooperativas, mostra a importância do Hospital Universitário para o desenvolvimento econômico da região central do Rio Grande do Sul, demonstrando que investir no sistema público de saúde reflete na melhoria da qualidade de vida das pessoas, melhora a economia, a geração de empregos, e isso também é função do nosso Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma o superintendente do HUSM-UFSM, Humberto Palma.

A iniciativa representa um passo concreto na implementação de uma política pública que articula saúde, abastecimento e desenvolvimento rural, por meio da modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O presidente da Conab, Edegar Pretto, ressalta a importância de as instituições públicas assumirem o desafio de inovar, com políticas que geram impacto direto na qualidade da alimentação e na valorização dos produtores locais. “Com essa iniciativa, garantimos mercado para os agricultores e alimentos frescos e saudáveis ao HUSM, para o preparo de refeições a pacientes, acompanhantes, residentes e colaboradores. Esse é o conceito ampliado de saúde que queremos estimular em todo o país, unindo produção local e segurança alimentar”, destaca.

O evento tem como foco apresentar a Chamada Pública do HUSM, reafirmar o compromisso das instituições envolvidas com a segurança alimentar e valorizar os produtores da agricultura familiar como fornecedores estratégicos para o sistema público de saúde.

Primeira Chamada

O Acordo de Cooperação Técnica, firmado em julho do ano passado, teve a primeira Chamada Pública de hortifrutigranjeiros publicada em março de 2025. Em 16 de maio foi assinado o contrato e os alimentos oriundos da agricultura familiar começaram a ser fornecidos ao HUSM.

A primeira chamada da parceria (de hortifrutigranjeiros) prevê a entrega de cerca de 108 toneladas de frutas, legumes e verduras cultivados por agricultores familiares ao longo de 12 meses, totalizando aproximadamente 470 mil refeições servidas no Hospital durante o período. O valor é de R$ 844.635,19, com recursos descentralizados do Ministério da Educação repassados via Ebserh.

Serviço:

Lançamento de Chamada Pública para aquisição de alimentos ao HUSM

Quem? Conab, HUSM-UFSM e Ebserh

Quando? Sexta-feira, 8 de agosto, às 9 horas

Onde? Auditório do HUSM-UFSM/Ebserh

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo