CulturaDestaque

CULTURA. Com show gratuito de Nei Lisboa, Seção Sindical dos Docentes da UFSM celebra os 35 anos

Evento e mais exposições artísticas ocorrem neste domingo, 10, no campus

Atividades acontecem no Centro de Convenções, a partir das 17h, com entrada gratuita franca previamente (Foto Reprodução)

Por Nathália Costa e Fritz R. Nunes / Da Assessoria de Imprensa da Sedufsm

E a dica desta sexta, 8 de novembro, é a programação comemorativa de 35 anos da Sedufsm no próximo domingo, 10 de novembro, com show de Nei Lisboa e as exposições dos trabalhos dos professores Dartanhan Baldez Figueiredo e Máucio Rodrigues. As apresentações podem ser conferidas a partir das 17h, no Centro de Convenções da UFSM, mediante ingresso gratuito, mas adquirido previamente. Essas atividades fazem parte da 86ª edição do Cultura na Sedufsm e são realizadas em parceria com o evento “Viva o Campus” da Pró-Reitoria de Extensão.

Em relação ao show, Nei Lisboa foi o nome escolhido para celebrar com a comunidade acadêmica da UFSM os 35 anos da Sedufsm, completados no último dia 7 de novembro. Como forma de presentear a categoria que faz jus à existência do sindicato, a Sedufsm oferece um show gratuito do artista gaúcho, no Centro de Convenções da UFSM, às 17h de domingo, 10 de novembro.

Artista de renome nacional, Nei Lisboa é autor de canções com letras politizadas e reflexões que ecoam até os dias atuais. Seu primeiro trabalho, Pra Viajar no Cosmos Não Precisa Gasolina, foi lançado em 1983. Além de seus discos, ele também colaborou musicalmente com a trilha sonora de filmes e espetáculos que estão na memória dos gaúchos (a exemplo dos filmes Deu pra ti, anos 70; Verdes Anos e Meu tio matou um cara). Suas habilidades com as palavras também atingem a literatura e, como escritor, Nei publicou Um morto pula a janela (1991) e É Foch! (2007).

No repertório do show estão canções clássicas como Telhados de Paris (1988) e Verão em Calcutá (1987), regravadas pela banda Nenhum de Nós e por Zélia Duncan, além de obras mais recentes, como Bom lugar (2021), de seu último EP.

E a escolha de Nei se justifica e se relaciona com a campanha sobre transformação social divulgada recentemente pela Sedufsm e que integra as ações dos 35 anos do sindicato. Irmão de Luiz Eurico Tejera Lisboa, assassinado pela ditadura em 1972, Nei não se constrange em demarcar seu posicionamento político: “Hoje em dia parece que a realidade não importa mais, pois estamos na fase da pós-verdade, que é reconstruída ao bel prazer do poder. Uma sociedade que não passa a limpo sua história corre o risco de repeti-la de forma tenebrosa”, disse em entrevista à GZH em 2019. A divulgação da atração foi feita durante a realização do jantar baile de dia da professora e do professor, momento em que os sindicalizados puderam desfrutar de parte das festividades de aniversário da Sedufsm.

O olhar de Dartanhan Figueiredo

O professor aposentado do departamento de Física da UFSM e fotógrafo amador, Dartanhan Baldez Figueiredo, apresenta uma exposição em 35 fotografias que documentam parte das lutas políticas, sociais, sindicais e em defesa da educação, entre 2013 e 2024.

Com a câmera em mãos, Dartanhan esteve presente em diversas frentes de luta, capturando a energia, as conquistas e a resistência da categoria docente ao longo dos últimos anos.
A exposição “SEDUFSM 35 anos: recorte histórico pelas lentes de Dartanhan Baldez Figueiredo”, que estará aberta no Centro de Convenções no dia 10 de novembro, retrata fragmentos importantes do movimento sindical e também do movimento social sob o olhar atento de um docente engajado e sindicalizado, que valoriza a luta por uma educação pública gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.

Karakóis 35/700, 35 episódios selecionados

Mário Lúcio Bonotto Rodrigues, o Máucio, é cartunista e professor do departamento Industrial da UFSM. Ele também participa da celebração dos 35 anos da Sedufsm através da exposição “Karakóis 35/700, 35 episódios selecionados”. Neste domingo, 10, será uma oportunidade imperdível para conhecer um recorte da série Karakóis, que reflete temas como educação, política e sindicalismo.

O trabalho de Máucio também estampa as capas dos materiais de 2025 para filiados/as da Sedufsm. Entre cadernos, agendas e calendários, cada item traz a força da arte para inspirar e provocar reflexões. “Seja Sedufsm, transforme o mundo” é o chamado que estampa a campanha, somando a arte ao compromisso de luta e transformação.

SERVIÇO

Show Nei Lisboa – 35 anos da Sedufsm

Data: 10 de novembro

Horário: 17h

Local: Centro de Convenções da UFSM

Ingressos: Gratuitos

Doação espontânea: além do ingresso, o público pode colaborar espontaneamente com 1kg de alimento não-perecível, que será destinado ao Banco de Alimentos.

Exposição fotográfica “SEDUFSM 35 anos: recorte histórico pelas lentes de Dartanhan Baldez Figueiredo”.

Autor: Professor Dartanhan Baldez Figueiredo

Data: 10 de novembro

Horário: 17h

Local: Hall do Centro de Convenções da UFSM

Entrada: Gratuita

Exposição “Karakóis 35/700, 35 episódios selecionados”

Autor: Professor Máucio Bonotto Rodrigues
Data: 10 de novembro
Horário: 17h
Local: Hall do Centro de Convenções da UFSM
Entrada: Gratuita.

Banca sindical

A Sedufsm também terá, neste domingo, dia 10, no local do evento, uma banca com materiais da seção sindical para serem distribuídos. Para filiados/as, haverá disponibilidade de agendas, calendários e camiseta. Para não filiados/as, estarão disponíveis marcadores de página.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo