Deja Vu – por Elen Biguelini
Esta semana tivemos um momento de Deja Vu coletivo.
Os conservadores voltaram a ganhar as eleições americanas. Mas se fosse apenas isso, não haveria o sentimento mundial coletivo de dor. Isto porque, não é apenas um conservador, mas um conservador megalomaníaco egocêntrico.
Todo o retrocesso do seu governo mal havia sido recuperado, quando agora voltaremos a ter um grande retrocesso nas causas sociais americanas e, claro na diminuição do armamento.
Mas muitos diriam. Que importa a eleição americana? Bem, em uma época que um outro conservador megalomaníaco egocêntrico comanda outra potência a eleição americana é muito relevante.
A princípio, a vitória de Trump já teria amenizado o governador Russo. Mas será que podemos nos manter tranquilos enquanto duas pessoas que se veem como o centro do mundo comandam duas potências armamentistas?
Não consigo me acalmar.
Na manhã após a saída do resultado, fiquei com m sentimento de que já tinha visto aquilo antes, tanto na politica americana, quanto na política brasileira.
Espero, pelo menos, que os brasileiros não queiram imitar outra vez os americanos, que comprovadamente observaram uma tentativa de golpe por parte de Trump quando ele perdeu a eleição para Biden (o que já foi imitado pelos bolsonaristas) e mesmo assim recolocaram a mesma figura no poder.
(*) Elen Biguelini é doutora em História (Universidade de Coimbra, 2017) e Mestre em Estudos Feministas (Universidade de Coimbra, 2012), tendo como foco a pesquisa na história das mulheres e da autoria feminina durante o século XIX. Ela escreve semanalmente aos domingos, no Site.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.