DestaquePolítica

ELEIÇÕES 2024. Quase 2,3 milhões atuaram como mesários nos 1º e 2º turnos, chamados pela Justiça

Única “remuneração” desses eleitores é folgar pelo dobro de dias trabalhados

Como bônus, a eleitora e o eleitor que atuaram como mesária e mesário terão direito à dispensa do serviço pelo dobro de dias

Com texto e foto da Assessoria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral

O trabalho das mesárias e dos mesários é indispensável para garantir a realização das eleições brasileiras a cada dois anos e, assim, fortalecer a democracia no país e garantir o direito cidadão ao voto. Nas Eleições Municipais de 2024, não foi diferente. Durante o 1º e o 2º turno do pleito, 2.278.210 pessoas trabalharam nas seções de votação na qualidade de colaboradores da Justiça Eleitoral. 

De acordo com as estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para a realização do 1º turno, foram convocados 1.924.989 mesárias e mesários. Desse total, compareceram 1.888.301 pessoas, sendo 992.834 (52%) voluntárias e voluntários. Já no 2º turno, o número de convocadas e convocados foi de 390.476 e o comparecimento foi de 389.909 pessoas, sendo 262.132 (67%) voluntárias e voluntários.  

O que fazem a mesária e o mesário? 

Como representantes da Justiça Eleitoral, cabe à mesária e ao mesário receber e identificar as eleitoras e os eleitores, compor as mesas de voto e justificativas, fiscalizar, liberar a urna para que as pessoas exerçam o direito democrático do voto, garantir o sigilo do voto e a tranquilidade do ambiente na seção eleitoral, além de desempenhar tarefas logísticas e de organização da seção para a qual foram designados. A identificação das eleitoras e dos eleitores é feita por meio da verificação de documento com foto e coleta de assinatura ou pela verificação biométrica.

Quem pode trabalhar como mesária ou mesário? 

A Justiça Eleitoral convoca, a cada eleição, eleitoras e eleitores maiores de 18 anos e em situação regular para trabalhar nos dias da votação. Não podem ser convocados: 

  • as candidatas e os candidatos e seus parentes, mesmo que por afinidade, até o segundo grau, inclusive o cônjuge;  
  • integrantes de diretórios de partido político ou federação que exerçam função executiva;  
  • agentes policiais; 
  • ocupantes de cargos de confiança do Poder Executivo;  
  • funcionários do serviço eleitoral; 
  • eleitoras e eleitores menores de 18 anos. 

A eleitora e o eleitor que atuaram como mesária e mesário terão direito à dispensa do serviço pelo dobro de dias e ao desempate em concursos da Justiça Eleitoral, quando essa possibilidade estiver prevista no edital…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo