DestaquePolítica

ELEIÇÕES. Bolsonaristas de SM festejam vitória de Trump e projetam (o inelegível) Bolsonaro em 2026

Ex-presidente, condenado no TSE, não poderá concorrer pelo menos até 2030

Por Maiquel Rosauro

Bolsonaristas de Santa Maria tiveram uma manhã de quinta-feira (6) eufórica com a vitória de Donald Trump (Republicanos) contra Kamala Harris (Democratas) na eleição presidencial dos Estados Unidos. Em publicações nas redes sociais, eles comemoraram o resultado e projetaram uma vitória de Jair Bolsonaro (PL), em 2026, no Brasil. Contudo, o ex-presidente está inelegível.

A vereadora e presidente municipal do PL, Roberta Leitão, publicou que “hoje o mundo respira liberdade!” e “2026 é logo ali! Bolsonaro é o próximo!”.

O vereador Tubias Callil (PL) seguiu na mesma linha, com uma postagem enaltecendo a vitória de Trump e projetando Bolsonaro em 2026.

O vereador João Ricardo Vargas (PL) usou o X (antigo Twitter) para festejar a vitória do republicano e reivindicar que o judiciário e a imprensa brasileira “honrem a democracia e não tentem impedir o inevitável: Jair Bolsonaro eleito em 2026!”.

Inelegível

Bolsonaro está inelegível até 2030. Ele foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em junho do ano passado, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação em razão da reunião em que atacou – sem provas – as urnas eletrônicas diante de embaixadores, no Palácio do Planalto, em 18 de julho de 2022.

Em outubro de 2023, Bolsonaro sofreu outro revés no TSE, por abuso de poder político, abuso de poder econômico e conduta vedada nas comemorações do Bicentenário da Independência, em 7 de setembro de 2022, que contou com atos em Brasília e no Rio de Janeiro. Como a penalidade não é cumulativa, o prazo de inelegibilidade permanece o mesmo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. esses capachos do corrupto bolsonaro, e do também condenado Trump e ainda respondendo por 4 inquérito. sendo um semelhante ao cometido aqui, invasão no capitólio e no stf/Planalto.
    esse coronelsinho filhote da ditadura é a leitoa, vem idolatrar um ditador de outro país.
    quando esses bocas sujas falarem de família lembre que o mito é separado 3 vezes

  2. Quem vai tentar desapear o Rato Rouco, conjuntura atual, vai ser alguém do centro. Se liberarem o Cavalão concorrer é para tentar reeleger o Nine.

  3. Idem 7 de setembro. Pelo contexto da eleição iriam ‘usar a criatividade’ e torna-lo inelegivel até por atravessar a rua fora da faixa de segurança.

  4. Não existe crime de ‘atacar urnas eletronicas’. Reunião com embaixadores foi caracterizada como abuso de poder politico e uso indevido dos meios de comunicação. Decisão do ministro ‘missão dada é missão cumprida’.

  5. Cavalão esta inelegivel via STF. Mudar de idéia não vão. Resta passar legislação anistiando. Que pode ou não ser derrubada no STF. Contexto ianque é diferente. Alas, podem continuar chamando de ‘fascista’, foi um dos elementos que ajudou a eleger o Laranjão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo