Por Pedro Pereira / com fotos e informações do Almanaque de 80 anos do Inter-SM, de Candido Otto da Luz
Nesta sexta-feira, 29 de novembro, completam-se 43 anos da conquista do primeiro e único título do Inter de Santa Maria de “Campeão do Interior”, como também a vaga à Taça de Ouro de 1982 – equivalente à primeira divisão nacional. Isso tudo se deu por conta do Alvirrubro ter finalizado o mata-mata do Campeonato Gaúcho daquele ano na 3ª colocação – tendo, inclusive, terminado esta fase invicto contra Grêmio e Internacional, de Porto Alegre.
O time era comandado pelo lendário Tadeu Menezes – após o então treinador Ernesto Guedes assumir a casamata do Novo Hamburgo, da cidade de mesmo nome – e tinha como presidente o médico Eugênio Streliaev. Os jogadores: Vlamir, Foguinho, Roberto, Donga, Beto, Hélio Oliveira, Robson, Valdo, Guinga, Nei, Toninho, Libório, Danúbio, Sadi, Chico, Zimmerman, Doraci, Chicota, Gérson, Xirú e Francisco.
O caminho até chegar à glória, contudo, foi árduo. A competição era realizada de forma diferente em relação aos dias de hoje: para chegar ao mata-mata, decidido em um “octogonal final” em dois turnos, era necessário passar pela fase classificatória – também em dois turnos. Na primeira perna desta etapa, o Inter-SM teve apenas uma vitória em 11 partidas. A vítima foi o Armour, de Livramento, que perdeu por 2 a 1 para o Alvirrubro.
Também disputavam o torneio: Internacional; Grêmio; Juventude, de Caxias do Sul; São Paulo, de Rio Grande; Brasil de Pelotas; Novo Hamburgo; Caxias; e Guarany, de Bagé. Na segunda parte da etapa, entretanto, os resultados positivos começaram a aparecer para os santa-marienses. 5 vitórias, 4 empates e somente duas derrotas. Empatado com os novo-hamburguenses na 3ª posição da tabela, as equipes decidiram a melhor campanha do Interior em um jogo extra, que terminou em pênaltis e o triunfo a favor dos rivais.
No octogonal final, perdeu apenas na última partida. Os resultados: 2 a 0 em cima do Internacional; 1 a 1 com o Grêmio; 0 a 0 com o Brasil de Pelotas; 3 a 2 sobre o Novo Hamburgo; 0 a 0 com o Caxias; 3 a 0 em cima do São Paulo; e 1 a 0 para o São Borja. No returno: 3 a 1 sobre o Grêmio; 1 a 1 com o Brasil de Pelotas; 1 a 1 com o Novo Hamburgo; 1 a 1 com o Internacional; 1 a 0 para o São Paulo; e 1 a 0 em cima do São Borja, para se sagrar Campeão do Interior.
Ao todo, na histórica campanha no Campeonato Gaúcho de 1981, foram 36 jogos, 12 vitórias, 17 empates e 7 derrotas. Nei foi o artilheiro do Inter-SM, com 13 gols marcados, seguido de Guinga e de Toninho, que balançaram as redes, respectivamente, oito e sete vezes. Naquele mesmo ano, o Alvirrubro disputou uma competição nacional pela primeira vez na história com a participação na Taça de Prata, equivalente à segunda divisão do Brasil.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.