LUNETA. Pista de skate no CDM, escolas estaduais com Ensino Médio “integral”, eleição do Simers
Seminário de Mobilidade Urbana, avanços e problemas na colheita do trigo
Por Paulo André Dutra
* Metade do caminho na reforma do Ginásio B do CDM. A reforma prevê o novo piso (já concluído), novos banheiros e vestiários masculino, feminino e PCD; iluminação de LED; drenagem pluvial; e uma sala de apoio para eventos.
* Nesta quinta-feira (7), no mesmo local, iniciou-se a montagem da primeira pista de skate coberta e pública do Estado, que contará com 17 elementos para manobras.
* Para a instalação da pista, o investimento é de R$ 246 mil. Na reforma do Ginásio B, outros R$ 890 mil.
* Mais 90 escolas da rede estadual passarão a ter tempo integral no Ensino Médio em 2025. A expansão foi anunciada nesta sexta-feira (8).
* Em Santa Maria, estão contemplados o Colégio Estadual Prof. Edna May Cardoso (Camobi) e a EEEM Santa Marta.
* Também estão na relação as EEEM Professora Gladi Machado Garcia e Antônio José Lopes Jardim, de Caçapava do Sul; EEEM Marechal Hermes, de Santa Margarida do Sul; e EEEM Dr. Fernando Abbott, de São Gabriel.
* Um santa-mariense lidera a chapa de situação na eleição do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), marcada para o dia 28 de novembro.
* A Chapa 1, “Simers Forte”, tem como candidato a presidente o médico psiquiatra santa-mariense Fernando Uberti.
* Segundo material enviado ao site, o grupo “apresenta-se como a opção de renovação, mas continuidade na forma de gestão”, defendendo o trabalho “com conquistas importantes, como o aumento no número de sócios e os melhores resultados financeiros dos últimos 15 anos”.
* Três chapas estão inscritas no processo eleitoral. Saiba mais.
* Acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro o 1º Seminário Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Viária, no Salão de Atos da Universidade Franciscana (UFN).
* Organizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana, será destinado aos profissionais ligados às áreas de segurança, saúde e educação, dos órgãos e instituições governamentais ou privadas, além de estudantes das áreas afins de cursos superiores.
* Confira informações sobre inscrições e a programação do evento.
* 64% das lavouras de trigo já foram colhidas no Estado, aponta o Informativo Conjuntural da Emater. Na região central, Tupanciretã chega a 80% e Santiago a 60%.
* Com relação à produtividade, os números da 2ª Estimativa de Safra de Inverno são expressivos: o aumento chega a 78% (3.116 kg/ha). Em produção, o crescimento esperado é de 57% no total do Estado.
* Estes números tem relação direta com as chuvas de setembro de 2023, ano em que a safra acabou frustrada pela precipitação acumulada no final do inverno.
* Se a produtividade está próxima à esperada em termos estaduais, o mesmo não ocorre em relação à qualidade, que foi afetada em uma parcela significativa de lavouras devido à umidade, gerando consequências na comercialização e nos resultados econômicos da safra.
Ou, como Dudu Milk propagandeou, o setor governamental de avaliação de eficacia das ‘politicas publicas’ governamentais vai dizer que está tudo 100%.
Midia ‘cumprumetida’ colabora. Vai na escola na qual o turno integral esta funcionando melhor, o truquezinho da laranja de amostra, e faz uma reportagem como se fosse o padrão.
‘[…] escolas da rede estadual passarão a ter tempo integral no Ensino Médio em 2025.’ Nesta hora os imbecis leem o ‘tempo integral’ e acham que é positivo, sem se preocupar como funciona na pratica. Na base do ‘uma bola de futebol para os meninos e uma bola de volei e uma rede para as meninas’ é aula de educação fisica. Enquanto o docente fica olhando o celular.