Por Claudemir Pereira / Editor do Site
– O material distribuído pela Prefeitura, acerca do encontro que aconteceu na manhã de sábado, no auditório da Fapas, não traz nomes de participantes, exceto as estrelas presentes.
– No caso, o prefeito que sai, Jorge Pozzobom, o que entra, Rodrigo Decimo, e sua vice, Lucia Madruga. Também não esclarece quem representou e quais as instituições convidadas.
– Escarafunchando as redes sociais, observando as fotos do evento e ouvindo aqui e ali, foi possível descobrir algumas coisas.
– A principal delas é que foi preponderante, e quase total, a presença de Cargos de Confiança do atual governo, e também dos aliados de primeira hora, como Republicanos, PSB, PSD e, sobretudo, PP.
– Também houve motivadores diversos, de dentro e fora do governo, a consolidar a ideia de que o trabalho de planejamento é importante. E é, mesmo.
– Aliás, há muita expectativa positiva em relação ao próximo governo. Não apenas porque seria de continuidade, mas também por haver apoio bem além do início da campanha eleitoral.
– Quem não foi visto, ou pelo menos nada se viu, nem nas fotos nem nas redes, foram os partidos que se aproximaram no segundo turno. Mas faz sentido, cá entre nós. Eles serão integrados na sequência, se supõe.
– Outro motivo para sustentar o otimismo vem, por sinal, também do principal partido de oposição, o PT, cujo presidente, Ronei Lopes, foi entrevistado pela coluna do escriba, no Diário de sábado.
– E o que disse Lopes, textualmente: “seremos uma oposição responsável, cobrar a execução de tudo o que foi prometido durante a campanha”
– E mais: “não vamos abrir mão de propor ações efetivas ao Executivo. Afinal, temos uma responsabilidade com a cidade.”
– Que se diga, uma atitude que merece ser devidamente levada em conta, inclusive porque é algo raro de se ver na política. Estaria a cidade dando um exemplo de civilidade?
– Para fechar: se havia dúvida, não há mais. Em grupo público, durante confraternização, a vice-reitora da UFSM, Martha Adaime confirmou que é candidata a reitora em 2025.
– E mais, com direito a vídeo gravado, foi ovacionada pelos presentes. Ressalvando que se tratava de apoiadores, não deixa de ter significado. O vice de Martha deve ser Tiago Marchesan, do Centro de Tecnologia.
– Ah, pela oposição, pelo menos por enquanto, quem desponta é o ex-pró-reitor de Infraestrutura e ex-Diretor do Centro de Ciências Sociais e Humanas, Mauri Lobler. Sem vice conhecido, ainda.
Prefeitura, mais quatro anos de show. De incompetencia.
eleita, reeleita e reeleita de novo… o povo é quem sabe. e mais 4 anos de “sabonetagem” e choro do “O Brando”;