Da Assessoria de Imprensa da Casa de Cultura Juarez Teixeira
Dia 26 de novembro será apresentado em Caçapava do Sul o documentário que aborda a participação da cidade na Revolução de 1923. Serão realizadas duas sessões gratuitas e abertas ao público, às 15h e às 19h, no Salão de Atos da Escola Dinarte Ribeiro, ambas com a participação do diretor Henrique de Freitas Lima, um dos mais experientes e premiados realizadores gaúchos.
O projeto faz parte de uma série maior intitulada “Os Caudilhos”, que abrange diversos municípios e figuras históricas do Rio Grande do Sul. Caçapava do Sul faz parte da iniciativa pela importância geopolítica da cidade na guerra civil e por ser a terra de Borges de Medeiros, pivô do conflito.
As gravações na cidade incluíram depoimentos dos pesquisadores Rivadavia Severo, Zilamar Pereira, Elson Borba e João Batista de Oliveira Henriques. O Grupo Seresta, composto pelo professor João, Ênio Dias e Evandro Gomes, interpretou algumas composições do início do século XX.
O documentário visa não apenas resgatar a história regional, mas também fomentar o conhecimento sobre a Revolução de 23 e suas consequências para o Brasil e será um recurso importante para pesquisadores e estudantes. A produção é apoiada pela Lei Paulo Gustavo, que proporcionou os recursos necessários para a realização do documentário.
O documentário é uma co-produção da Pampeana Filmes com a Casa de Cultura Juarez Teixeira em Caçapava do Sul e apoio do projeto Doble Chapas, do jornalista João Alberto Dias Santos. As imagens são de Rafael Berlezi.
O diretor explica que o projeto Os Caudilhos tem dois momentos: o primeiro são estes documentários históricos que estão sendo apresentados até o final do ano; o segundo é uma série de de televisão, de seis episódios de 45 minutos, que será exibida na TVE e no Canal Brasil, e inclui trechos ficcionais.
A Casa de Cultura participou, em 2023, das comemorações dos 100 anos da Revolução, com uma série de debates sobre o tema. Entre as iniciativas realizadas pela CCJT está o projeto “Memórias, narrativas e imaginário”, que abordou a Revolução de 1923 em dois encontros, por meio de análises da obra Antônio Chimango e do personagem Adão Latorre. Ambos reuniram pesquisadores renomados sobre o tema e foram realizados em parceria com o projeto Doble Chapas.
Caçapava e a Revolução De 23
Dia 26 de Novembro – 15h E 19h
Salão de Atos da Escola Dinarte Ribeiro
Entrada Gratuita
Bate-Papo com o Diretor Henrique De Freitas Lima
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.