DestaqueSanta Maria

ROMARIA. Mais de 250 mil pessoas participam de procissão e missa em homenagem à Medianeira

Cortejo começou às 8h30min na Catedral Metropolitana

Cortejo percorreu as principais vias de Santa Maria na companhia da imagem Nossa Senhora Medianeira. Foto Eduardo Ramos / Prefeitura

Por Diniana Rubin / Prefeitura de Santa Maria

A manhã ensolarada deste domingo (10) foi marcada por uma das maiores festas religiosas do Estado: a 81ª Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, Rainha do Povo Gaúcho. A Romaria teve apoio da Prefeitura de Santa Maria, e conforme os órgãos de segurança envolvidos no evento religioso, mais de 250 mil pessoas participaram, entre as que acompanharam a procissão, a missa e as presentes no Parque da Medianeira. O cortejo começou às 8h30min na Catedral Metropolitana e conduziu a imagem “Mãe Peregrina” rumo à Basílica da Medianeira. Os fiéis percorreram as principais vias de Santa Maria na companhia da imagem Nossa Senhora Medianeira de Todas As Graças, agradecendo pelas bênçãos alcançadas e também pedindo paz, saúde e proteção.

A chegada na Basílica ocorreu após às 9h30min, e em seguida iniciou a missa solene presidida pelo Arcebispo de Maceió, Dom Carlos Alberto Breis Pereira, acompanhado do Arcebispo Metropolitano de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin, no Altar Monumento. Diversas autoridades políticas, eclesiásticas e centenas de milhares de devotos prestigiaram a Romaria. O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, e o vice-prefeito Rodrigo Decimo, participaram da procissão juntamente com o secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, que na oportunidade representou o Governo do Estado.

Em 2024, o tema desta edição da Romaria é ‘Salve Rainha, Esperança Nossa’. A definição do tema e da programação da Romaria considerou dois relevantes acontecimentos recentes: a catástrofe climática que afetou todo o Rio Grande do Sul e a Coração Pontifícia da Medianeira como Rainha do Povo Gaúcho, que ocorreu em agosto deste ano.

Conforme a Superintendência de Fiscalização da Secretaria de Licenciamento e Desburocratização, foram vendidos mais de 200 lotes para bancas, que estão dispostas desde as 7h deste domingo (10) na Avenida Medianeira, entre as ruas Barão do Triunfo e Visconde de Pelotas. A comercialização de produtos, nos espaços físicos ou de ambulantes, ocorre até às 17h.

Já o encerramento da quermesse – termo que denomina a feira paroquial – ocorre às 17h30min. Às 18h inicia a Santa Missa na Basílica, presidida pelo arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin. Já as 19h30min inicia a tradicional Bênção da Cidade e o encerramento da 80ª Romaria da Medianeira. Confira abaixo a programação completa deste domingo.

Missa, rústica e show
A 81ª Romaria Estadual da Medianeira, um dos principais eventos religiosos do Rio Grande do Sul, teve início com missa de abertura das festividades presidida por Dom Leomar Antônio Brustolin, na Basílica da Medianeira, seguido do jantar italiano na noite desta sexta-feira (8).

No início da manhã deste sábado (9), foi realizada a 2ª Rústica da Medianeira. Com apoio da Prefeitura de Santa Maria, através das secretarias de Esporte e Saúde, o evento contou com mais de 500 inscritos que participaram da largada às 6h30min, no Parque da Medianeira. Os atletas percorreram o trajeto da corrida de 10 km e 5 km, e 3 km de caminhada. Todos os participantes receberam medalha. A premiação incluiu também pódio e medalha especial para os cinco primeiros colocados, em cada categoria da modalidade corrida.

Ainda neste sábado, a atração principal foi o show da banda nativista Os Fagundes, e reuniu cerca de 5 mil pessoas de diversas gerações no Parque da Medianeira. A banda surgiu no palco por volta das 20h30min e convidou o público para cantar as principais músicas nativistas como: Os Cavaleiros da Paz; Eu sou do Sul; Origens; Céu, sol, sul, terra e cor; Galpão Crioulo; Mercedita; Canto Alegretense, dentre outras canções.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo