Ser empreendedor de si mesmo! – por Marionaldo Ferreira
Não fique esperando que coloquem uma corda no pescoço para se atualizar!
Aproxima-se mais um final de ano e início de outro. Sempre e em todos os lares existem pessoas que fazem planos para um futuro ano. Imaginam que tudo que não conseguiram fazer no ano que está findando, certamente realizaram no próximo.
Uma das buscas constantes do ser humano é por estabilidade e segurança – ter a casa própria, a poupança, o emprego e outras coisas que deem à sensação de estar “garantido” na vida.
Refletindo sobre isso, penso que existe também outra forma de segurança: o autodesenvolvimento.
Como o nome diz “auto” é tudo o que vem de nós mesmos. Se aprendermos sozinhos, somos autodidatas; se trabalhamos por conta própria, somos autônomos; se temos fé em nós mesmos, somos autoconfiantes.
Algumas empresas, em uma visão de futuro, proporcionam incentivos para que seus colaboradores se mantenham atualizados. Passaram a pagar cursos de graduação, especialização, idiomas e outros. Evidentemente, ao fazerem isso estão também beneficiando a si próprios.
Invariavelmente o ser humano tem a tendência de manter-se em sua zona de conforto. Algumas pessoas habituaram-se a esperar que sua empresa tome a iniciativa de treiná-las e reciclá-las. Hoje, porém, a realidade das organizações é diferente do que eram anos atrás, e elas buscam incentivar os funcionários a investir em sua própria atualização. Aliás, não só incentivam como principalmente valorizam os profissionais que tomam a iniciativa de desenvolver-se.
Ainda assim, muitos profissionais resistem a assumir a responsabilidade pelo seu próprio crescimento. Acham que as empresas têm de ajudá-los até mesmo em questões básicas como falar bem, escrever corretamente ou fazer um bom atendimento. O que eles não percebem é que precisam desenvolver certas competências por conta própria, já que é para suprir um déficit próprio.
Se você é um desses profissionais que nada fazem sem a ajuda da empresa, está na hora de abrir sua mente e seu coração para o mundo do conhecimento. Não fique esperando que lhe coloquem uma corda no pescoço para você se atualizar!
Cursos das áreas de filosofia, comunicação e expressão, por exemplo, ajudam você a se conhecer mais e interagir melhor com o mundo à sua volta. Seus benefícios se refletem em todas as áreas da vida, inclusive a profissional.
Alguns podem dizer, mas com salário que ganho não posso fazer cursos e me capacitar mais. Olha, tem muita coisa gratuita na internet. Muita coisa boa para aumentarmos nossos conhecimentos e nos capacitar mais.
De fato, se o interesse na tecnologia é só jogar, ou ver coisas que não acrescentam nada, bem, fica difícil mesmo.
Então desperte sua criatividade, aproveite a tecnologia e crie seus diferenciais. Seja o protagonista de sua história.
(*) Marionaldo Ferreira é servidor aposentado da UFSM. Tecnólogo em Processos Gerenciais, Especialista em Administração e Marketing, Psicanalista em formação e tem, também, MBA em Gestão de Projetos.
Servidor publico aposentado defendendo o ‘empreendedorismo’. Peixe beta querendo ensinar os dos rios a nadar. Só em SM mesmo.