Integração. Pimenta, faceiro, relata vinda ao RS, dos embaixadores do sudoeste asiático
O deputado federal Paulo Pimenta foi o cicerone da missão de embaixadores de países do sudoeste asiático, que vieram ao Estado, nos últimos dias da semana passada. Foram vários encontros, inclusive em Santa Maria. Confira, a seguir, o relato enviado aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa do parlamentar:
Pimenta: Missão de Embaixadores Asiáticos no RS supera expectativas
O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) que acompanhou na semana passada a comitiva de seis embaixadores asiáticos ao Rio Grande do Sul, afirma que a viagem superou as expectativas. Os Chefes de Missões Diplomáticas da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) e o parlamentar santa-mariense visitaram Porto Alegre, Santa Maria e Bento Gonçalves.
Na quarta-feira, quando chegaram ao Rio Grande do Sul, os embaixadores foram recebidos pela governadora Yeda Crusius, pelo prefeito José Fogaça e pelo presidente da Assembléia Legislativa. A governadora destacou a importância dessa missão oficial. Novas portas se abrem de agora em diante e nossa relação será de troca, pois todos temos mercados promissores, afirmou Yeda. O grupo participou, ainda, de um seminário na FIERGS onde foram debatidas as possíveis parcerias comerciais entre o Rio Grande do Sul e os países da ASEAN. O setor agropecuário gaúcho foi apresentado aos asiáticos em uma janta das cooperativas agrícolas do estado.
Em Santa Maria, o grupo foi recebido pelo reitor da universidade Clóvis Lima. Entre os temas do encontro estava uma série de possibilidades de intercâmbio. O reitor Clóvis colocou a UFSM à disposição dos países asiáticos e entregou aos embaixadores um modelo contrato usado pela instituição na ocasião de intercâmbios. Ainda na UFSM, a comitiva visitou o CCR onde foram apresentados os projetos do centro. Após a visita à universidade, Pimenta seguiu com a comitiva para um almoço com empresários locais no frigorífico Silva.
À tarde os embaixadores foram recebidos pelo prefeito Valdeci Oliveira em seu gabinete. Para o prefeito, a iniciativa de Pimenta reitera seu compromisso com o futuro e o desenvolvimento de Santa Maria e do Rio Grande do Sul. Após a audiência com Valdeci, a comitiva visitou a 3ª Feira da Economia Solidária do Mercosul. À noite, foi oferecido um jantar aos embaixadores, quando foram apresentadas danças típicas do Rio Grande do Sul.
No sábado, a comitiva seguiu para Bento Gonçalves onde teve importantes encontros. Almoçaram com representantes do setor da uva e do vinho. À tarde os asiáticos visitaram a vinícola Aurora e, após, participaram de um seminário sobre o etanol. À noite os embaixadores reuniram-se com empresários do setor moveleiro.
Pimenta ficou muito satisfeito com os resultados da visita oficial dos asiáticos ao Rio Grande do Sul. A viagem, encerrada no domingo, teve o objetivo de incrementar as relações econômicas entre o bloco ASEAN e o Brasil. Nosso objetivo é fortalecer a relação Mercosul-ASEAN e, assim, fazer do Rio Grande do Sul um pólo dessa parceria que tem muito potencial de desenvolvimento, afirma o parlamentar.





ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.