CulturaDestaque

CULTURA. Na sua 8ª edição, Noite da Dança ocorre nesta quinta no “Caixa Preta”, no campus da UFSM

Mostra do curso de Licenciatura em Dança inicia às 19h, com entrada gratuita

Da Agência de Notícias da UFSM

A comunidade de Santa Maria poderá assistir nesta quinta-feira (12) a apresentações promovidas pelo projeto de extensão “Noite da Dança”. Em sua 8ª edição, o espetáculo ocorre no Teatro Caixa Preta (anexo ao prédio 40 do campus sede), a partir das 19h, com entrada franca.

A mostra terá dois espetáculos e outras seis coreografias avulsas, oriundas de disciplinas e projetos do curso de Licenciatura em Dança da UFSM, além de trabalhos independentes de estudantes e uma obra oriunda do Bacharelado em Dança. Os ingressos podem ser retirados na plataforma Sympla.

A mostra começa com a obra “Intricado”, em que sistemas de produção como taylorismo, toyotismo e fordismo são relacionados a sistemas de produção de dança, questionando a formatação, circunscrição e condicionamento do corpo na arte e na vida. O espetáculo, com cerca de 20 minutos, é fruto da pesquisa desenvolvida na disciplina Processos Criativos II, sob coordenação do professor Odailso Berté.

Após esta obra, serão apresentadas seis coreografias avulsas: “Luz e Sombra”, da disciplina Fundamentos da Dança Moderna, sob coordenação da professora Márcia Feijó; “Fragmentos do Caos”, com coreografia de Letícia Ventura, e “O Livro Roxo – Fragmentos”, de Elisa Giacomelli, ambas com a orientação da professora Neila Baldi.

A mostra segue com “PPUrban”, com coreografia de Lucas Lima para o projeto de extensão “PPUrban – Coletivo de Danças Urbanas”, do Bacharelado em Dança, coordenado pelo professor Daniel Aires; “Sem Você em Mim”, solo de Priscila Portz, com orientação da professora Marcia Feijó; e “Favela”, coreografia oriunda da disciplina Estudos das Matrizes Afro-Brasileiras, sob coordenação de Djenifer Nascimento e da professora Mônica Borba.

A noite encerra com o espetáculo “Danças Populares Brasileiras no Coração do Rio Grande”, do programa de extensão “Mojubá: Grupo de Danças Populares Brasileiras”, que exalta as ricas manifestações da cultura popular brasileira, inspiradas nas matrizes indígenas e afro-brasileiras. A programação artística inclui boi-bumbá, carimbó, lundu e afoxé, em uma perspectiva para-folclórica de projeção cultural, sob coordenação de Jessé Cruz.

O projeto de extensão “Noite da Dança” surgiu no segundo semestre de 2017 para incentivar a produção artística do curso de Licenciatura em Dança e mostrá-la para a comunidade de Santa Maria. Desde então, diversos professores já organizaram a mostra que, neste ano, está sob responsabilidade da docente Neila Baldi. Participam da comissão organizadora o professor Jessé Cruz e as acadêmicas Carla Almeida, Lauren Diel, Manoela Vitoria Lausch Cargneluti e Priscila Portz.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo