DestaquePolítica

IMPRENSA. TV Câmara comemora desempenho alcançado durante a cobertura eleitoral de 2024

Relatório entregue ao Presidente da Câmara contém números da audiência

Comissão Eleitoral entrega a Badke relatório que documenta inédita cobertura da TV Câmara à prefeitura de Santa Maria

Da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores, com foto de Gustavo Nuh

A cobertura eleitoral à prefeitura de Santa Maria, que contou com três debates entre os candidatos a prefeito e a vice-prefeito ao Executivo municipal e uma vasta programação relacionada ao pleito, culminou com um amplo e detalhado material documentado e que foi entregue ao presidente do Parlamento, Manoel Badke (UB).

Na segunda-feira (2), os integrantes da Diretoria de Comunicação Social (DCS) e da Divisão da TV Câmara estiveram reunidos, na Sala da Presidência, para fazer a apresentação do documento, que conta com mais de 300 páginas. Ou seja, foram compilados e inseridos anexos, registros de atas, normas dos debates, fotos, regulamentos, entre outros, para que toda essa documentação sirva de “guia” para uma próxima cobertura daqui a quatro anos.

“Reunimos e materializamos todo o caminho que culminou com a construção dessa inédita e vanguardista cobertura, que a TV Câmara e a Diretoria de Comunicação Social protagonizaram. Lembrando que essa Comissão Eleitoral Local teve todo o suporte e o resguardo institucional e jurídico, e, igualmente, o engajamento dos mais variados setores do Legislativo que se somaram, desde o primeiro momento, nessa ideia de termos uma cobertura com a realização de debates entre os candidatos”, pontuou o editor e jornalista, que presidiu a Comissão Eleitoral Local, Marcos Borba.

A Comissão Eleitoral Local foi criada em 3 de junho por meio das portarias (332/2024 e 334/2024) com a finalidade de “acompanhar os assuntos relacionados à cobertura jornalística das eleições municipais do ano de 2024”. O colegiado foi constituído ainda pela procuradora jurídica legislativa Alessandra Cortina e pelo jornalista Mateus Campos, ambos concursados da Casa.

O presidente do Parlamento destacou o trabalho coletivo e de visibilidade institucional dado à TV Câmara e enfatizou que o papel da Comissão Eleitoral Local deve servir de parâmetro para as próximas coberturas da televisão legislativa santa-mariense.

“Esse é um trabalho que não se encerra aqui. Por meio dessa comissão, a TV Câmara, até pela função e caráter social próprios, deve dar sequência a esse legado aqui iniciado: o de promover debates eleitorais com os candidatos à prefeitura de Santa Maria de forma democrática”, observou Badke.

A reunião ainda contou com a presença da chefe de Gabinete da Presidência, Debora Garcia, dos jornalistas e apresentadores dos debates à prefeitura Camila Porto e Mateus Campos, e, ainda, do chefe da Divisão da TV Câmara, o jornalista Robson Brilhante, e do diretor de Comunicação Social, Marcelo Martins.  

Acessibilidade e números

Outro fator inovador dos debates foi a contratação de serviço de Intérprete de Libras e também de Audiodescrição para suprir as necessidades dos recursos de acessibilidades exigidos por lei para a transmissão dos debates eleitorais. No canal da TV Câmara no YouTube, até o fechamento do relatório (que ocorreu em 2 de dezembro), o debate com candidatos à prefeitura, realizado em 23 de agosto, contou com 13.304 visualizações. Sendo que, este, foi o primeiro enfrentamento com os postulantes realizado em canal aberto (pelo 18.2 da TV Câmara).

Já o debate com os candidatos a vice-prefeito, em 6 de setembro, foram 6.110 visualizações. E, por fim, o enfrentamento de segundo turno, em 18 de outubro, foram mais 3.859 visualizações. O total de visualizações, somente no canal oficial da TV Câmara no Youtube, chega a 23.273 mil espectadores. A efeito de comparação, é como se 8,5% da população de Santa Maria (que é de 271,7 mil habitantes) tivesse assistido aos debates pelo canal oficial da TV Legislativa pelo YouTube.

“Podemos potencializar essa visibilidade (dos debates) ainda mais ao considerarmos, por exemplo, a transmissão pela TV Câmara e a retransmissão feita pelas rádios dos debates. Por tudo isso, a amplitude e o alcance dos nossos debates foram ainda maiores”, projeta Borba.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo