DestaqueEstado

LUNETA ELETRÔNICA. Encerradas as votações na AL no ano, debate sobre pedágio na Palma, Castramóvel

Refinanciamento das dívidas dos estados, convênios da Consulta Popular

Aprovados 12 projetos na Assembleia Legislativa no último dia de deliberações antes do recesso (Foto Lucas Kloss/ALRS)

Por Paulo André Dutra

* Com duas sessões nesta terça-feira (17), a Assembleia Legislativa encerrou a pauta deliberativa do ano legislativo. As sessões de quarta (18) e quinta-feira (19) não têm ordem do dia.

* Foram aprovados três projetos do governo do Estado pela manhã e outros cinco à tarde. Além de outras quatro proposições de origem parlamentar, de comissão e da Defensoria Pública.

* Dentre as matérias aprovadas estão a reestruturação da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs); projeto que amplia a isenção do ITCD a famílias da agricultura familiar; criação da Política de proteção e Defesa Civil (PEpDEC); e a autorização para o Executivo usar recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE) em contratos de parcerias público-privadas (PPPs).

* Confira a relação dos projetos aprovados e um resumo do debate acerca dos textos no site da AL/RS.

* O recesso parlamentar no Legislativo gaúcho começa na segunda-feira (23) e vai até 31 de janeiro.

“Ninguém melhor do que a população para escolher onde vai o orçamento público”, declarou o titular da Sedes, Beto Fantinel (Foto Fredy Vieira/Sedes)

* No retorno do recesso, a Comissão Mista Permanente de Defesa do Consumidor e do Contribuinte e Participação Legislativa Popular da Assembleia Legislativa retomará um debate importante para Santa Maria após a criação da praça de pedágio na Palma.

* Em audiência pública, requerida pelo deputado Valdeci Oliveira (PT), serão discutidas alternativas para a cobrança da tarifa a moradores de comunidades separadas da sede do município.

* Serão convidados a direção-geral da Rota de Santa Maria, AGERGS, Fórum Latino-Americano de Defesa do Consumidor, Ministério Público e o Conselho de Moradores do Distrito de Palma. 

* Aprovado no Senado o Projeto de Lei Complementar (PLP) que cria o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).

* O texto revisa os termos das dívidas dos estados e do Distrito Federal com a União e inclui propostas defendidas pelo Rio Grande do Sul em articulação com o Consórcio de Estados do Sul e Sudeste (Cosud). O projeto agora será encaminhado para sanção presidencial.

* Entre os pontos aprovados, destaca-se a mudança no indexador da dívida, que será alterado do Coeficiente de Atualização Monetária (CAM), atrelado à taxa Selic, para a variação do IPCA. 

* A pedido da Associação de Moradores do Bairro João Goulart, nesta sexta-feira (20) ocorre um mutirão de registros para castração pelo Castramóvel na EMEF Oscar Grau.

Audiência pública aprovada por Valdeci com a comunidade da Palma será em data a ser definida com a comunidade, após o recesso (Foto Fernando Gomes/ALRS)

* Das 8h às 11h30min, a equipe cadastra cães, machos e fêmeas de, no máximo, 30 quilos. O atendimento será por ordem de chegada para animais cujos proprietários estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

* 20 municípios de sete Coredes assinaram com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), nesta terça-feira (17), contratos oriundos da Consulta Popular 2023/2024, totalizando R$ 3,1 milhões em recursos para a rede socioassistencial.

* Da região, quatro municípios receberão R$ 37.714,29 para investimento na atenção à pessoa idosa: Dilermando de Aguiar, Formigueiro, Jari e São João do Polêsine.

* “Nosso município é pequeno, mas esse recurso fará bastante diferença. Serão beneficiados cerca de 80 idosos”, disse o prefeito de São João do Polêsine, Matione Sonego.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo