Por José Mauro Batista / Editor do site Paralelo 29
O padre Éverton Pairé Pasche, de 35 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (26), de infecção generalizada, conforme comunicado da Arquidiocese de Santa Maria em suas redes sociais. Ele era um dos mais jovens sacerdotes de Santa Maria e foi capelão do Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo. Sua morte comove católicos da Região Central.
Em nota de pesar publicada pela Arquidiocese, a Igreja Católica informa que o velório iniciaria às 11h na cripta da Basílica da Medianeira. As cerimônias fúnebres de despedida estão previstas para as 16h, seguidas do sepultamento do religioso no Cemitério Jardim Santa Rita, em Santa Maria.
Morte repentina e prematura
A morte repentina e prematura do padre pegou a região de surpresa e gerou comoção dos católicos nas redes sociais. Segundo a Arquidiocese, as complicações de saúde de padre Éverton começaram na última segunda-feira (23) e evoluíram para uma infecção generalizada.
“Sua partida deixa uma grande lacuna na Arquidiocese de Santa Maria, mas também uma profunda impressão de fé e dedicação do sacerdócio”, diz notícia divulgada no site da Arquidiocese de Santa Maria.
Religioso era bastante ativo nas redes sociais
Padre Éverton era bastante ativo nas redes sociais. Uma de suas últimas postagens em seu perfil no Facebook, publicada na antevéspera natalina, pediu que os católicos que fossem à Missa de Natal da Quase Paróquia de São Martinho de Tours, em São Martinho da Serra, levassem alimentos, roupas, brinquedos e material de higiene para doação à Casa Papa Francisco, que atende moradores de rua em Santa Maria.
Já em uma postagem de 17 de dezembro, Padre Éverton posa em uma foto na Cantata de Natal do Hospital de Caridade. O padre também tem vários posts em que prega o rigor da doutrina da Igreja Católica e lembra os santos.
Novas funções para 2025
Recentemente, por decisão do arcebispo metropolitano de Santa Maria, dom Leomar Brustolin, Padre Éverton recebeu novas funções: foi nomeado vigário da Paróquia Santa Catarina, no Bairro Itararé, em Santa Maria, e da Paróquia São José, em Itaara. Também foi designado como responsável pelo atendimento religioso nos hospitais.
Quem foi Padre Everton
Conforme biografia publicada pela Arquidiocese, Éverton Pairé Pasche nasceu em Santa Maria em 21 de dezembro de 1989. Portanto, havia completado 35 anos no último sábado.
Influenciado pela avó, o menino começou cedo sua vida na Igreja Católica. Em 2005, ele ingessou no Seminário Menor São José, onde cursou o ensino médio. Em 2005, ingressou no Seminário Maior São João Maria Vianey para cursar Filosofia.
Em 2018, fez estágio pastoral em Roraima. Já em 31 de maio de 2019, foi ordenado diácono no Santuário Basílica da Medianeira. Foi ordenado padre em 12 de outubro de 2020, na Paróquia Santo Antônio, em Santa Maria. Na mesma ocasião, foi nomeado administrador paroquial da Paóquia Nossa Senhora dos Remédios de Quevedos e Jari, onde tabalhou até o final de 2023.
Neste ano de 2024, Padre Everton recebeu novas missões. Passou a atender a Quase-Paróquia de São Martinho e o Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo como capelão.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
(*) Esse material foi publicado com a autorização do editor do Paralelo 29, dentro do acordo de parceria que une os dois sites.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.