DestaquePolítica

NAS INTERNAS. Burmann no comando do PDT, a avaliação do petismo, futuro eleitoral de Pozzobom

A articulação de uma federação “trabalhista” e recondução de Eggres na CRE

Por Claudemir Pereira / Editor do Site

Burmann, que concorreu a prefeito e era presidente provisório do PDT, agora será permanente

– Até o fechamento desta seção, o site ainda não teve contato com a relação. De todo modo, 80 titulares e 24 suplentes serão apresentados até 4 da tarde desta segunda-feira, 2 de dezembro.

– Se trata de data considerada histórica pelos pedetistas. Até 9 da noite eles estão convidados a participar da convenção que vai chancelar essa relação, o novo Diretório Municipal da sigla.

– É a primeira vez em uma década que os filiados vão escolher uma direção permanente, com 3 anos de mandato.

– No final do evento, que acontece no Plenarinho do Palacete da Vale Machado, os dirigentes escolherão a nova Executiva.

– Presidente provisório, Paulo Burmann, deve virar permanente e não mais nomeado pela direção estadual. Ele, que concorreu a prefeito pela sigla, terá a companhia de figuras ilustres – é a ideia.

– Devem fazer parte da Executiva, além do ex-reitor da UFSM, a atual vereadora e o futuro Luiz Cuozzo Lemos.

Jorge Pozzobom, prefeito municipal que deixa o cargo em 1º de janeiro e o que fará em 2026

– Também devem ser integrantes da direção, entre outros, a ex-candidata a vereadora, Cida Brizola, e o histórico militante Marionaldo Ferreira. Falta definir os cargos.

– No final de semana, a coluna do editor no Diário traz o sumo de uma curta conversa com o prefeito Jorge Pozzobom, acerca do futuro político dele.

– Para resumir, além do papo, e contanto com outras conversas do escriba, é possível tirar algumas conclusões. E a primeira delas é óbvia: ele não se aposentará da política.

– Outra: Pozzobom não ficará ao relento. Ao contrário, considerado um dos protagonistas das vitórias tucanas (de significativo ao menos, só aqui e em Caxias do Sul) será chamado por Eduardo Leite.

– Junto com o governador, definirá a posição a ser ocupada. E assim estará dada a largada para o projeto Pozzobom 2026.

QUADRO. Na foto, entre o governador Eduardo Leite e a secretária de Educação, Raquel Teixeira, um dos mais longevos coordenadores regionais de Educação, José Luis Viera Eggres, titular da 8 CRE. Na função desde o governo de José Ivo Sartori, em 2017, vai ficar pelo menos 10 anos na função. Oriundo do MDB de Mata, no Vale do Jaguari, está se transformando num dos principais quadros técnicos do partido do vice-governador Gabriel Souza e do deputado Beto Fantinel.

– Aliás, sobre isso, o ainda prefeito foi peremptório: “se for candidato, será à Asssembleia”. Pois então, o editor afirma, Jorge Pozzobom vai mesmo concorrer dentro de dois anos.

– Do saco pra mala: a fonte é do PDT, e é confiável. Nas palavras dela: está se criando um movimento nacional de refundar o trabalhismo, juntando os sociais democratas PSDB e PSB- e os brizolistas.

– Isso significa a possibilidade de criação de uma nova Federação, instrumento pelo qual todos se unem sem precisar desaparecer os partidos.

– Por detrás (ou nem tanto) da ideia está a grande preocupação com a cláusula de barreira, que, se não for cumprida, determinará o fim do financiamento público dos partidos, por exemplo.

– Para fechar. O PT santa-mariense realizou sábado de manhã uma avaliação do resultado eleitoral do partido no pleito de outubro.

– E também, era o que se anunciava, projetou o futuro, com uma bancada de quatro edis eleita para o próximo período legislativo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Possochato vai seguir o caminho obvio, pedra cantada. E vai tentar voltar para a AL, a camara dos supervereadores, porque para federal não tem votos. Obvio. Tucanos ganharam em SM porque não eram o PT, mais do que obvio tambem a rejeição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo