Por Claudemir Pereira (com foto de Reprodução) / Editor do Site
– O PDT gaúcho vai para o centro ideológico? Essa a conclusão mais óbvia, embora deva ser confirmada por ações no futuro, extraída do seminário da sigla, na sexta e no sábado, na capital.
– Segundo relato colhido na mídia, as expressões mais usadas no encontro foram que o partido precisa “evitar ser puxadinho da extrema-direita” ou “puxadinho do PT”.
– A ideia, na verdade, segundo veteranos pedetistas, é que a agremiação precisa de uma “retomada dos valores do trabalhismo”, que em algum momento da estrada foram perdidos.
– O atual presidente estadual, Romildo Bolzan Júnior (à esquerda, na foto acima), inclusive, cogita deixar o cargo. Ele assume em janeiro, mais uma vez, a prefeitura de Osório.
– Sobre a disputa ideológica, ainda que ele não use essa expressão, o dirigente pedetista enaltece a posição dos jovens do partido.
– “Eles estão muito mais ligados ao trabalhismo antigo, às vezes, do que os próprios (quadros) mais antigos”, disse Bolzan Jr, ao final do seminário.
– A cada dia que se aproxima do 1º de janeiro, a data da posse, mais expectativa se cria em torno da definição do futuro secretariado do prefeito eleito Rodrigo Decimo, com sua vice Lucia Madruga.
– O mais provável, segundo foi possível apurar junto a gente próxima do novo chefe do Executivo, é que o anúncio seja de todo o grupo e ocorra antes da diplomação, prevista para dia 19.
– Enquanto isso, e como as informações são escassas, é prudente dar espaço ao que dizem os corredores do Centro Administrativo Municipal.
– Criou-se até mesmo, em tempos de ‘bets’, uma espécie de “buquiméqui” informal, pra usar uma expressão bastante antiga. E é aí que surgem as apostas de quem fica ou não no 1º escalão.
– Entre os que ficam, se diz com bastante dose de confiança, estariam os secretários de Cultura, Rose Carneiro, e o de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro.
– Outro que é “pule de dez” para permanecer é o Procurador Guilherme Cortez, presidente do PSDB. Mas não na mesma função. Pooois é.
– Certo meeesmo, contam os corredores, é que tem gente louquinha para virar secretário, inclusive se expondo demasiado (Quem? Quem?). A situação vale também para quem gostaria de continuar.
– Dito isto, chega-se ao principal fato da semana, que envolve um político de grande relevância na cidade, embora não seja exatamente de política que se está falando.
– Cerca de 70 pessoas foram batizadas na igreja Templo das Nações, neste sábado. A figura mais ilustre entre todos, como você pode conferir abaixo, foi o prefeito Jorge Pozzobom.
– Para fechar: vem aí, no primeiro semestre do próximo ano, mais um fato da maior importância envolvendo um partido relevante na cidade.
– Trata-se da convenção municipal do MDB, a acontecer entre abril e maio. Palpite claudemiriano: não obstante a vontade de renovação, a presidência estará nas mãos de algum cascudo(a).
– Certeza claudemiriana: seja quem for o(a) líder maior do emedebismo local, terá de ter a benção do deputado estadual e secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel.
E se o Nota de Tres Reais não tiver a benção da direção local do partido fica como? Ele é o mais novo pé de eucalipto plantado na politica local? Muda vinda da Quarta Colonia diga-se de passagem.
‘ a agremiação precisa de uma “retomada dos valores do trabalhismo”’. Que surgiram para ser um meio de campo entre o comunismo e o capitalismo. Com pitadas de fascismo italiano (vide Carta del Lavoro). Mundo do trabalho mudou e vai continuar mudando. Problema é outro. Caminham em direção a irrelevancia. Alas, o PT ‘encampou’ os programas sociais que eram do PSDB (Ruth Cardoso) e o dirigismo estatal que era do PDT (Getúlio,, Brizola). Com a competencia habitual, ou seja, queimando o filme das propostas.
“evitar ser puxadinho da extrema-direita” ou “puxadinho do PT”. Frase mostra que continuarão sendo puxadinho do PT.