DestaqueEconomiaRegião

REGIÃO. Santiago receberá Ecossistema de Inovação

Será dia 18. Iniciativa é parte do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae

Texto e Imagem distribuídos pela Gerência Regional Centro do Sebrae/RS

A cidade de Santiago dará um passo significativo para fortalecer a inovação local com a apresentação oficial do Ecossistema de Inovação. O evento, gratuito, ocorrerá no dia 18 de dezembro, às 19h, no Hub Multiplicar, localizado no Centro Empresarial de Santiago (CES – Rua Pinheiro Machado, 2232). A iniciativa, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Santiago, faz parte do Eixo de Inovação no âmbito do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae e conta com apoio do CES.  

Destinado a empresários, gestores públicos, acadêmicos e entidades, o evento marcará o lançamento oficial do ecossistema e sua identidade visual. Com a apresentação, os participantes terão a oportunidade de conhecer a estrutura do projeto e os próximos passos a partir da implementação. Após esse marco, a governança será estabelecida e as ações do ecossistema seguirão de forma independente com a participação ativa dos envolvidos.  

O encontro tem como objetivo demonstrar como a colaboração entre empresas, governo, academia e sociedade civil pode estimular o desenvolvimento sustentável e criar novas oportunidades para o município.  

O Ecossistema de Inovação é uma iniciativa que busca integrar diferentes atores para promover o desenvolvimento e a inovação de forma colaborativa. A metodologia aplicada pelo Grupo W&A, com apoio do Sebrae RS, envolveu o mapeamento de participantes, oficinas presenciais, consultorias e a construção de um plano de ação estratégico, incluindo a criação de uma identidade visual para o projeto. 

A analista de articulação de projetos do Sebrae RS, Cibele Bolzan Scherer, explica que um ecossistema de inovação atua como um facilitador do desenvolvimento econômico e social. “Trata-se de um ambiente propício para a troca de ideias e experiências, estimula o desenvolvimento, e fomenta a criação de startups e novos negócios. Além disso, o ecossistema pode discutir políticas públicas de incentivo à inovação, organiza eventos e seminários para capacitação e networking e estabelece uma governança clara que orienta as ações e iniciativas”.  

Ela explica que Santiago possui condições favoráveis para consolidar um ecossistema de inovação. A quádrupla hélice – governo, academia, empresas e sociedade civil – já está sensibilizada, e marcos como a Lei e o Fundo de Inovação fortalecem sua estruturação. Um ecossistema de inovação pode, por exemplo, promover capacitações para preparar a força de trabalho local ou então incentivar parcerias entre empresas e universidades, gerando soluções inovadoras por meio de projetos colaborativos. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo