DestaqueEsporte

FUTEBOL. Importante para a autoestima da cidade: prefeito Rodrigo Decimo fala sobre papel do Inter-SM

Vitória alvirrubra em casa também teve a presença do secretário Gilvan Ribeiro

Por Pedro Pereira

Decimo esteve na Baixada Melancólica com a filha Luíse (à esquerda) e a esposa Janise (Foto Eduarda Paz/Prefeitura)

O Inter de Santa Maria no topo eleva a autoestima do Coração do Rio Grande e posiciona a cidade em outro patamar. Essa, pelo menos, é a visão do prefeito Rodrigo Decimo e do secretário de Esporte e Lazer do Município, Gilvan Ribeiro, que estiveram no Estádio Presidente Vargas no último sábado (17) para prestigiar a estreia do Alvirrubro na Divisão de Acesso de 2025.

Acompanhado da esposa Janise e da filha Luíse no setor das cadeiras, Decimo viu a equipe triunfar sobre o Lajeadense em uma Baixada Melancólica povoada por cerca de 3 mil torcedores. Ele, que começou a acompanhar o time há não tanto tempo, garante que se sente em casa em dias de jogo. “Isso aqui é muito contagiante. É um clima super positivo. Mesmo nas vezes em que o resultado não é muito bom, a gente sai com o espírito renovado. Há uma demonstração de união da forma mais genuína e isso fortalece todos nós”, afirmou.

Neste ano, o Inter-SM é um dos principais competidores na busca pelo acesso à elite do Rio Grande do Sul – divisão que o clube não marca presença desde 2011, quando foi rebaixado após ascender pela última vez em 2007. Com um elenco recheado de veteranos acostumados com a competição e jovens com experiência de diferentes locais do país, a agremiação é a principal adversária dos demais participantes segundo o treinador Bruno Coutinho.

Uma vez no Campeonato Gaúcho Série A, o Alvirrubro levará o nome da cidade para os maiores holofotes do Estado no que diz respeito ao futebol. “Isso é muito importante para que a autoestima da nossa Santa Maria seja cada vez mais fortalecida. Nós vamos, durante toda essa temporada de Divisão de Acesso, estar vibrando com o Inter, torcendo e apoiando o nosso time para que suba para a primeira divisão”, garantiu o prefeito.

Atual secretário de Esporte e Lazer de Santa Maria, Gilvan Ribeiro tem uma relação diferente com o clube. Ex-atleta de canoagem, ele passou grande parte da vida rodando o mundo disputando diferentes competições do mais alto nível – tendo marcado presença inclusive nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

Volante Mossoró foi titular na vitória alvirrubra sobre o Lajeadense (Foto Renata Medina/Inter-SM)

Devido a esse histórico, passou anos fora do Coração do Rio Grande e não teve muitas oportunidades de estar na Baixada Melancólica acompanhando o Inter-SM. Agora, na pasta que ocupa e representando a Prefeitura na área, ele afirma: “eu faço questão de vir ao estádio apoiar”, relembrando também o apoio que o poder público oferta ao Alvirrubro com recursos para as categorias de base.

Apesar de ter crescido e se desenvolvido em uma modalidade completamente diferente, Ribeiro assegura a importância de ter a equipe vermelha e branca cada vez mais em evidência no Rio Grande do Sul. “É inquestionável que o futebol é o esporte da nação. Nós temos destaque em muitas modalidades, tanto nacionalmente quanto internacionalmente, mas o futebol tem essa proporção maior e, com certeza, ter um time na primeira divisão do Campeonato Gaúcho vai levar a cidade a outro patamar em termos de as pessoas conhecerem Santa Maria”.

Na liderança da chave após a conclusão da rodada inicial, o Inter-SM volta a campo neste domingo (25) para enfrentar o Passo Fundo, às 15h, no Estádio Vermelhão da Serra, casa do rival. O oponente estreou diante do Gramadense, em Gramado, em um confronto que terminou empatado sem gols.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Considerando que a agremiação esportiva nunca foi adiante porque existem muitos gremistas na cidade e o outro time, o Riograndense, tem ligação com os ferroviários, alcaide só poderia sair com um chavão porque nada tem a dizer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo