DestaqueSanta Maria

CIDADE. Duas frentes de trabalho para reforma da locomotiva e vagão de madeira na Gare da Viação

Investimento de mais de R$ 700 mil, através de recursos próprios do Município

Por Diniana Rubin (com foto de Marcelo Oliveira) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A reforma da locomotiva e do vagão de madeira avançam em duas frentes na Gare da Viação Férrea, no Distrito Criativo Centro-Gare. A Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura e de Planejamento e Administração, acompanha os serviços para retirar a ferrugem da locomotiva através da limpeza, da aplicação do produto conversor (para paralisar a ferrugem), do fundo prime (protetor), e pela soldagem da estrutura. Em paralelo, também ocorre o restauro do vagão de madeira aos moldes do modelo original.

Já para a restauração da caldeira, foi necessária a retirada das partes com ferrugem para poder receber a pintura posteriormente. Na sequência, a reforma contemplará os outros três vagões, sendo um carro que era restaurante e dois carros destinados para passageiros.

A reforma teve início em dezembro do ano passado com a retirada de madeiras danificadas do vagão, o alinhamento do trilho de ferro, além da limpeza feita com lava jato na caldeira da locomotiva Maria Fumaça.

A Reforma

A empresa SL Manutenções e Comércio Estruturas Metálicas Ltda, de Santa Maria, é a responsável pela reforma. A contratação ocorreu de maneira direta (dispensa de licitação) de empresa especializada para serviços de reforma, recuperação e conservação de bens móveis de valor histórico e cultural da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA), conjunto composto por locomotiva a vapor Mikado, carro Caboose, locomóvel a vapor e carros de passageiros. O prazo contratual para execução e entrega dos serviços será de 180 dias. A assinatura da ordem de serviço ocorreu no local no dia 25 de novembro de 2024.

PARA LER NO ORIGINAL, e ainda conferir várias outras fotos, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo