LUNETA ELETRÔNICA. Guias do IPTU, uniformes escolares do Estado, Carteira de Trabalho Digital
Acesso aos dados meteorológicos, titulação de terras em Júlio de Castilhos
Por Paulo André Dutra

* Para quem não pagou o IPTU 2025, a Prefeitura reforça: o vencimento da cota única e da 1ª parcela é no dia 10 de fevereiro.
* Os contribuintes que ainda não receberam as guias com código de barras e QR Code para pagamento via Pix, remetidas aos Correios em 23 de dezembro, podem gerar o documento através do site, sem necessidade do deslocamento até o Centro Administrativo Municipal.
* Até esta terça-feira (21), 26,7 mil (15,9%) dos mais de 168 mil cadastros já haviam feito o pagamento da guia. Destas, 24,4 mil foram quitadas em cota única.
* Termina em 30 de janeiro o prazo para que estudantes da rede estadual de ensino escolham o tamanho das peças do uniforme escolar para o próximo ano letivo.
* A solicitação deve ser feita por meio do site que disponibiliza as informações necessárias, incluindo uma tabela de medidas que auxilia a definir o tamanho.
* Incluindo camisetas de manga curta e bermuda, os kits começam a ser entregues a partir do dia 10 de fevereiro para os pedidos solicitados até 18 de dezembro. A retirada será na própria instituição de ensino.
* Vagas disponibilizadas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) agora podem ser acessadas pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. A ferramenta substituirá o aplicativo Sine Fácil, que foi extinto.
* Para ter acesso ao serviço, o trabalhador terá de atualizar as informações pessoais e os objetivos profissionais no aplicativo Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), disponível gratuitamente nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS.
* O trabalhador receberá a notificação toda vez que surgir uma oferta de emprego em sua região.
* Como está o acesso e a utilização dos gaúchos às informações e dados meteorológicos e hidrológicos? Esta é a pergunta que governo do Estado quer responder com uma pesquisa anônima e aberta a toda a população do Rio Grande do Sul até 29 de janeiro.
* Através de um formulário online, “busca identificar dificuldades no acesso às informações e aprimorar os serviços prestados, garantindo dados mais acessíveis, úteis e confiáveis”.

* Em Júlio de Castilhos, 64 famílias de assentados da reforma agrária do Assentamento Ramada, receberam na última semana Títulos de Domínio de Propriedade.
* Com o documento, a propriedade do lote da reforma agrária é transferida para o beneficiário de maneira onerosa e definitiva.
* O valor a ser pago depende do tamanho do lote e é calculado a partir da Pauta de Valores de Terra Nua para fins de Titulação, que expressa o custo médio da terra rural obtida pelo Incra para o Programa Nacional de Reforma Agrária.
* O beneficiário pode pagar em até 20 anos, com três de carência.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.