LUNETA. Madrugada de Operação Sossego Público, luta contra o antissemitismo e o IPVA 2025
Trânsito na Rua dos Andradas, atendimento na saúde, Rui Costa no Piratini
Por Paulo André Dutra
* Entre meia-noite e 4 horas do último sábado (25), a Secretaria de Segurança e Ordem Pública realizou a Operação Sossego Público para coibir a perturbação do sossego público, fiscalizar alvarás e notificar possíveis irregularidades em estabelecimentos.
* Foram mobilizados dois fiscais de posturas da Secretaria de Licenciamento e Desburocratização, cinco agentes da Guarda Municipal e dois agentes da Superintendência de Trânsito, além de três policiais da Brigada Militar.
* Nove locais foram vistoriados pelo efetivo, com três estabelecimentos notificados e um cidadão advertido pelo consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos.
* Mais dez infrações foram constatadas pela Superintendência de Trânsito, como estacionar o veículo em horário e local proibido, usar equipamento de som automotivo em volume e frequência não autorizados e não usar cinto de segurança.
* Trânsito em meia pista na Rua dos Andradas nesta terça-feira (28), entre Rua André Marques e Avenida Rio Branco, a partir das 6 horas. No trecho, será realizada a concretagem na obra do Memorial às Vítimas da Kiss.
* Três unidades de saúde atendem com horário diferenciado durante a semana para possibilitar o acesso a diferentes serviços gratuitos.
* Ampliam horários das 16h30min às 20 horas a UBS Wilson Paulo Noal (Camobi), na terça-feira (28); e a EAP Rubem Noal (Tancredo Neves), na quarta-feira (29). No sábado (1), a UBS Passo das Tropas funciona das 7h30min às 12 horas e das 13 horas às 16h30.
* Proprietários de veículos que ainda não realizaram o pagamento do IPVA 2025 podem economizar 24,8% se optarem pela parcela única até sexta-feira (31), agregando descontos de Bom Cidadão e Bom Motorista.
* Na mesma data termina o prazo para que os motoristas optem pelo parcelamento em seis vezes, ao pagarem a primeira parcela.
* Nestas condições, também terá o respectivo desconto nas parcelas de janeiro (6%), fevereiro (3%) e março (1%).
* O governador Eduardo Leite recebe o ministro-chefe da Casa Civil no início da tarde esta terça-feira (28) no Palácio Piratini. Rui Costa estará acompanhado de outros ministros e técnicos do governo federal.
* Haverá reuniões de trabalho sobre obras do Novo PAC no Rio Grande do Sul e atualização dos projetos estruturados pelo governo do Estado por meio do Plano Rio Grande.
* O Rio Grande do Sul adotou a definição de antissemitismo da Aliança Internacional para Memória do Holocausto (IHRA, na sigla em inglês). A assinatura da adesão ocorreu em cerimônia no Palácio Piratini, nesta segunda-feira (27).
* Onze unidades da federação já a usam: Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.
* Diz a definição: “O antissemitismo é uma determinada percepção dos judeus, que se pode exprimir como ódio em relação aos judeus. Manifestações retóricas e físicas de antissemitismo são orientadas contra indivíduos judeus e não judeus e/ou contra os seus bens, contra as instituições comunitárias e as instalações religiosas judaicas”.
‘[…] que se pode exprimir como ódio em relação aos judeus. Manifestações retóricas […]’. Quem define o que é ‘ódio’ ou ‘manifestação retórica adversa’. O que distingue da critica? Alas, o pessoal ‘from the river to the sea’, obviamente antissemita, mas sem parecer ‘odio’, como fica?