Por Assessoria de Comunicação da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo
A UFSM é uma das instituições parceiras no projeto “Utilização eficiente de etanol em motores médios e pesados: aplicação do método do ponto quente visando substituição completa de óleo diesel”. Coordenado pelo professor Mario Eduardo Santos Martins, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSM, o projeto conta com apoio da Fundação Delfim Mendes Silveira (FDMS) e possui um investimento de mais de R$ 550 mil, através da parceria com as empresas Raízen, Bosch, MWM e Vale, além do Instituto Mauá de Tecnologia.
O principal objetivo do projeto é desenvolver motores para veículos pesados que atualmente utilizam diesel, adaptando-os para operar de maneira eficiente com etanol. “Estamos focados em criar uma solução que utilize o método do ponto quente, permitindo a ignição do etanol em motores originalmente projetados para diesel”, explicou o coordenador da pesquisa.
Segundo Martins, a iniciativa traz benefícios significativos, como a descarbonização do transporte pesado, a redução da dependência de importação de derivados de petróleo e a valorização do etanol, um biocombustível renovável amplamente disponível no Brasil. “O transporte pesado é um dos grandes emissores de carbono. Substituir o diesel pelo etanol é um passo importante para reduzir as emissões e melhorar a qualidade de vida”, destacou o professor.
A UFSM será responsável pelo desenvolvimento de componentes e testes no projeto, enquanto as empresas parceiras contribuirão de acordo com suas áreas de especialidade. Além disso, o projeto representa uma oportunidade para a universidade aprimorar sua infraestrutura e capacitar alunos em projetos de alta tecnologia.
O resultado esperado ao final da pesquisa, de acordo com o coordenador, é o desenvolvimento de um motor demonstrador, capaz de funcionar eficientemente com etanol, eliminando a necessidade do diesel. “Essa tecnologia tem o potencial de transformar o transporte pesado no Brasil, promovendo uma mudança ambiental e econômica significativa”, concluiu Martins.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.