DestaquePolítica

BASTIDORES. Convocados três secretários e veto mantido a projeto sobre denominação de vias

Vereadores aprovam uma comissão especial e cinco frentes parlamentares

Comissão de Educação do Legislativo municipal abriu os trabalhos de 2025 nesta quinta-feira (20) (Foto Gustavo Nuh/Câmara)

Por Maiquel Rosauro

Em sua primeira reunião do ano, nesta quinta-feira (20), a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, da Câmara Municipal de Santa Maria, decidiu convocar três secretários municipais: Gisele Bauer (Educação), Rose Carneiro (Cultura) e Gilvan Ribeiro (Esportes).

Segundo o presidente do colegiado, Luiz Fernando Lemos (PDT), o objetivo é saber as necessidades e eventuais gargalos das referidas pastas. O primeiro propósito é esclarecer questões referentes às vagas existentes na rede pública municipal de ensino.

Além de Lemos, participaram da reunião Helen Cabral (PT), vice-presidente; Tubias Callil (PL); Tony Oliveira (Podemos); Guilherme Badke (Republicanos) e Alice Carvalho (PSol).

Denominação de vias

Os vereadores de Santa Maria mantiveram, na sessão desta quinta (20), o Veto 2/2024, do então prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), ao Projeto de Lei 9833/2024, do então vereador Pablo Pacheco (PP), que consolida a legislação municipal sobre denominação oficial de vias públicas. No total, foram 18 votos favoráveis à manutenção e apenas Tubias votou contra o veto.

Gare

Os parlamentares aprovaram a constituição de comissão especial para acompanhar o processo de concessão da Gare da Viação Férrea para a iniciativa privada. O autor da iniciativa, Givago Ribeiro (PSDB), será o presidente; Marina Callegaro (PT), vice-presidente; e Luiz Roberto Meneghetti (Novo), relator.

Frentes

A formação de cinco frentes parlamentares foi aprovada nesta quinta (20): Em Defesa das Pessoas com Deficiências e Em Defesa do Interior, ambas propostas por Admar Pozzobom (PSDB); e Causa Animal, apresentada por Luiz Fernando Lemos; Em Defesa do Direito da Pessoa Idosa, iniciativa de Valdir Oliveira (PT); e do Esporte, sugerida por Givago.

Bolsonaro

O vereador João Ricardo Vargas (PL) não participou da sessão plenária desta quinta (20) porque está em Brasília, em viagem autorizada pelo Parlamento. Em suas redes sociais, ele postou uma foto ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“A perseguição implacável tenta imputar crimes a quem sempre lutou pelo Brasil, mas o povo não se curva! Não vão nos calar, não vão nos enganar! O presente pode ser deles, mas o futuro é verde e amarelo! 2026 é logo ali!”, postou Vargas.

Na terça (18), a Procuradoria-Geral da República denunciou Bolsonaro e mais 33 pessoas ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo