CIDADE. Gabinete de Gestão Integrada alinha as principais pautas da Secretaria de Segurança
Encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira (7), na Cacism
![](https://img.claudemirpereira.com.br/2025/02/Seguranca-SM.jpg)
Por Eduarda Paz / Prefeitura de Santa Maria
A integração dos órgãos de segurança é uma das demandas da nova Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Santa Maria. Com o intuito de alinhar os principais objetivos da pasta, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), presidido pelo prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, reuniu-se na Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), na manhã dessa sexta-feira (7), para debater as demandas.
Durante o encontro, representantes dos órgãos apresentaram as principais urgências da nova pasta: a ampliação do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), a formatação do Observatório de Segurança Pública e a solicitação de locais específicos que precisam de melhorias na iluminação pública. Os pontos serão indicados pelos órgãos de segurança e encaminhados para a concessionária IP Santa Maria que fará o trabalho colocando lâmpadas de LED.
“É uma satisfação estar retomando essa reunião para discutir a segurança pública da nossa cidade. Todos vocês estão envolvidos no dia a dia na vigilância do nosso Município. A Secretaria vai funcionar de maneira transversal porque passa por várias áreas. O nosso Ciosp assume um papel muito importante nesse momento. Conseguimos avançar muito com esse instrumento e estamos elaborando a ampliação daquele espaço físico para que outros órgãos possam utilizar desta estrutura”, ressaltou o prefeito e coordenador do GGI-M, Rodrigo Decimo.
O secretário de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas, reforçou a necessidade de integração com diferentes áreas, como com o poder judiciário, e a importância de ampliar o diálogo com as comunidades.
“Estou muito emocionado de assumir esse cargo. A segurança pública confunde-se com a história da minha vida. Entrei na Polícia Federal com 19 anos. Agora, a missão da secretaria é unir o poder judiciário, todos os órgãos de segurança, as instituições de ensino superior, outras secretarias, como saúde, educação e desenvolvimento social”, afirmou Getúlio, acompanhado do adjunto da pasta, Sandro Nunes.
Alinhamento com outras áreas
Além das principais demandas, a elaboração de projetos com o judiciário e a educação para atingir o público mais jovem foi apresentada durante as falas. Ainda, o adjunto da pasta e secretário-executivo do GGI-M, Sandro Nunes, explicou a estrutura do Observatório de Segurança, que tem como objetivo mapear ocorrências das regiões da cidade para aplicar os dados coletados na elaboração de políticas públicas de segurança. A construção da iniciativa terá participação das instituições de ensino superior do Município.
Na reunião, também foi tratado sobre o termo de fomento com o Instituto Assistencial de Bem-Estar Animal (Iabea) está mantido. A organização auxilia os órgãos de trânsito no recolhimento de animais em vias públicas para evitar acidentes. Conforme Nunes, de 2023 para 2024, houve redução do número de animais nas pistas e diminuição em 74% as ocorrências de recolhimento.
Funções da Secretaria de Segurança e Ordem Pública
A nova pasta, de acordo com a Reforma Administrativa, aprovada pela Câmara de Vereadores, em dezembro de 2024, tem como prioridade as seguintes atribuições: responsabilidade pela Guarda Municipal, pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), pelas ações de segurança e pela fiscalização de trânsito.
Também estiveram presentes na reunião as secretárias de Governança, Carolina Lisowski; e de Comunicação, Tânia Moreira; o superintendente da Guarda Municipal, Santo Cordeiro; o presidente da Cacism, Andrei Nunes; e representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF); do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS); do Ministério Púbico do Rio Grande do Sul (MPRS); do Fórum de Ensino Superior; do 4º Batalhão de Bombeiros Militar; da Receita Federal; da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Santa Maria); do 1º Regimento de Polícia Montada (RPMon); da Brigada Militar; do Instituto-Geral de Perícias; da Polícia Penal e da Polícia Civil.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.